O município da Lourinhã prepara-se para comemorar o 216º aniversário da Batalha do Vimeiro, com um evento centrado no tema “A Mulher na Época Napoleónica”. Entre os dias 19 e 21 de julho, o espaço junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV) recebe uma programação diversificada que inclui animação de rua, concertos, tasquinhas e ofícios representativos daquele período.
O evento, que promete mergulhar os visitantes na história das invasões francesas, leva-os numa viagem à sociedade do século XIX. A programação terá início no dia 19 de julho com uma performance musical intitulada “Em Cantos de Mulher” pelo grupo Ensemble Vocal Introitus. A noite prossegue com um Baile Oitocentista realizado pelo Grupo de Danças Históricas da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro e um espetáculo de fogo pelo grupo Anymamundy.
No dia 20 de julho, várias atividades dedicadas ao tema do evento estarão em destaque. A recriadora polaca Marta Veil apresentará uma história viva sobre os cosméticos na época, seguida de uma oficina sobre a confeção de cosméticos históricos. A peça de teatro D. Maria, Não Só a Louca mostrará um lado diferente da rainha Maria I, a mais alta figura de Estado da época, em Portugal. O dia encerrará com a recriação histórica da Batalha do Vimeiro – Combate Noturno e um concerto de Celina da Piedade, que contará com a participação especial do Coro Municipal da Lourinhã.
No dia 21 de julho, a recriação histórica do Assalto à Igreja será o ponto alto, com a participação do grupo Flui em várias performances ao longo do dia. Oficinas como “Iniciação à Roda do Oleiro” e “Mulheres de Armas” também serão realizadas. O evento concluirá com a Cerimónia do Arriar das Bandeiras, seguida de uma salva de mosquete.
Durante os três dias, a exposição “A Mulher na Época Napoleónica” estará patente no CIBV e na Biblioteca Municipal da Lourinhã, proporcionando uma visão aprofundada dos papéis que as mulheres desempenhavam durante o período napoleónico.
A programação completa pode ser vista aqui.