A programação da rentrée cultural do Coliseu Porto Ageas conta com 50 espetáculos multidisciplinares e 40 sessões de Circo, num destaque à celebração dos 200 anos da independência do Brasil, com uma produção de ópera e uma nova história contada no Circo de Natal.
Com encenação de Alfonso de Filippis e direção do maestro José Ferreira Lobo, estreia, a 23 de setembro, a produção de Tosca, uma ópera em três atos de Giacomo Puccini
Na música, destaque para o concerto dos 60 anos de carreira de Paulo de Carvalho; e a Sala Novo Ático acolhe os concertos de Daguida e JP Coimbra. Nota ainda para o espetáculo de abertura do Balleteatro, a estrutura artística em residência no Coliseu; a atuação dos Barcelona Flamenco Balleto; e ainda a apresentação de O Lago dos Cisnes e O Quebra-Nozes.
Regresso dos Monólogos da Vagina e a estreia de Extremamente Desagradável, o programa de humor da autoria de Joana Marques; e o espetáculo Praticamente Estável. Até dezembro estão ainda anunciados concertos de nomes como Macy Gray, Simone, Moonspell, Filipe Raposo, Regula e Rui Veloso.
A propósito dos 200 anos de independência do Brasil, o Coliseu criou o MPB – Movimento Porto Brasil, com iniciativas que decorrem de 7 de setembro a 22 de novembro e que procuram celebrar a enorme diversidade e riqueza da cultura brasileira. Destaque para os espetáculos brasileiros Ledores no Breu da Companhia do Tijolo; Gota d’Água {Preta}, peça de teatro musical dirigida e protagonizada por Jé Oliveira, a partir da obra escrita por Chico Buarque e pelo poeta Paulo Pontes em 1975; e Ouviram do Abaporu deLeo Bianchini, entre outras iniciativas.
Este ano, o Circo de Natal Coliseu Porto Ageas inspirou-se na fábula inacabada “Os Gigantes da Montanha”, de Luigi Pirandello, publicada há 85 anos. Com direcção artística de Rui Paixão, direção musical de Ramón Galarza e a magia de Mário Daniel, o espetáculo volta a contar com música ao vivo, o Circo 2022 e homenageia a escola de circo do Chapitô reinterpretando na íntegra o álbum A Festa do Circo, que há 35 anos Ramón Galarza gravou para o Chapitô com autorias de Sérgio Godinho, Nino Rota, Rão Kyao ou Victorino d’Almeida, entre muitos outros. Uma produção inédita entre 8 de dezembro e 8 de janeiro. Surpresas não vão faltar nesta fantasia de cores, imagens e sons.
Regresso dos concertos para as famílias: Concertos Promenade 2.0, que se focam numa obra da história da música e a dão a conhecer aos mais novos, um domingo de manhã por mês, e inclui as suites de Carmen, de Bizet, Cantar Pela Paz, e A Sagração da Primavera, de Stravinsky.
Nas parcerias com os festivais da cidade, o Coliseu volta a integrar o Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP), o Family Film Project e o Porto/Post/Doc.
A programação do Coliseu Porto Ageas pode ser consultada aqui. Os bilhetes vão estar à venda online, no local e pontos de venda habituais.