Durante 3 dias o RFM SOMNII deu música e animou as hostes na Praia do Relógio na Figueira da Foz, o C&H esteve lá e conta-lhe aqui como estava o ambiente, num evento que recebeu mais de 100 000 pessoas na sua 6ª edição.
Dia 1
O tempo não estava a querer ajudar mas a música tratou do resto! Este foi o motivo que levou mais de 30 000 a estarem presentes na Praia do Relógio para assistir ao cartaz do primeiro dia da 6ª Edição do RFM SOMNII – O Maior Sunset de Sempre.
O sol não aparecia no céu mas o calor estava cá. A Figueira da Foz assistiu assim à entrada dos recém chegados de Itália Marnik e Merk & Kremont, dos americanos Breathe Carolina, de Sunnery James & Ryan Marciano que mantiveram o público animado toda a tarde.
Contudo foi com a entrada de Armin Van Buuren que o momento da noite surgiu! O cabeça de cartaz deste dia trouxe o seu som Trance e a Praia do Relógio ficou ao rubro. O Dj holandês é considerado um dos artistas mais influentes da música eletrónica em todo o mundo e deixou bem claro a todos os presentes o motivo se ter sido considerado por cinco vezes o DJ número #1, no Top 100 da DJ MAG – uma das revistas mais importantes do mundo da música electrónica.
3LAU e Rich & Mendes fecharam a noite com muita animação. Os último regressam no segundo dia também para fechar cartaz.
A radio RFM transmitiu alguns excertos das atuações e esteve em direto da Figueira da Foz com José Coimbra, António Mendes, Marcos André, Pedro Simões e Rodrigo Gomes. Todos os exclusivos e diretos foram ainda partilhados nas redes sociais da rádio.
Os nomes mais relevantes este ano, e que prometem desde início trazer muitos fãs pelo destaque que nacional e internacional dos artistas são: Blasterjaxx, Laidback Luke, Timmy Trumpet e Florian Picasso.
Dia 2
8 de julho foi o segundo dia do RFM SOMNII e foram mais de 35 000 pessoas que quiseram estar presentes no festival que é já considerado um dos Melhores Sunset de Portugal. Com nomes de elevada importância nacional e internacional, eram visíveis fãs vindos de toda a parte no evento.
O dia começou com algumas condições atmosféricas pouco agradáveis para quem procura um momento de muita música e sol na praia mas melhorou e trouxe uma enchente de pessoas que iam entrando desde as 14h00 para o recinto.
O dia ficou marcado pela entrada de San Holo e Florian Picasso que mantiveram o público atento e com a energia em altas. Como primeiros DJs souberam dar o ritmo certo ao momento, com os presentes a serem surpreendidos com inúmeras interacções.
Posto isto foi a vez do Laidback Luke mostrar o seu melhor, e brilhou perante todos os presentes adquirindo mais fãs a cada tema que passava.
Os esperados Blasterjaxx subiram ao palco eram quase 22h00 e, embora não superassem expetativas, mantiveram o festival num nível elevado. Trouxeram um set enérgico e que não deixou ninguém parado nem indiferente.
Assim, foram mais de 35 000 festivaleiros que vibraram na Praia do Relógio, na Figueira da Foz ao som de grandes nomes da música electrónica mundial.
Dia 3
O já considerado como o Maior Sunset de Sempre viu um balanço muito positivo, com uma adesão de pessoas vindas de todo o lado. Todos os caminhos foram dar à Figueira da Foz, comentavam alguns dos presentes.
Naquele que foi o terceiro e ultimo dia de festival o sol apareceu e juntou-se a uma festa que com o cair da tarde via o número de pessoas aumentar a cada instante.
O cartaz começou com o DJ Souza a abrir o palco com sets inesperados e que fizeram alguns dos presentes a não saírem dali.
Seguiram-se a dupla Tungevaag & Raaban, o DJ Mike Williams, Kungs e as carismáticas irmãs australianas Nervo – conhecidas do público não deixaram ninguém indiferente e foram consideradas pelos presentes como uma das melhores atuações do festival.
Tiësto era um dos nomes mais aguardados e subiu a palco no último dia. Tido como uma referência mundial da música electrónica, o DJ Holandês é reconhecido não só pelo seu talento, como pela sua atitude e personalidade ao apoiar aqueles que considera serem DJs em ascensão de maior talento – exemplo disso mesmo com Martin Garrix.
Kura atuou logo de seguida e deu o toque esperado na ultima noite levando o público ao rubro e deixando bem claro o porquê de ser o melhor DJ português actualmente.
Este festival contou com a produção da Genius Y Meios, com a coprodução da SLE e a coordenação artística da WDB, naquela que foi a 6ª Edição do RFM SOMNII.
No ar, Luís Salgueiro diretor da promotora do evento Genius y Meios deixou a promessa do evento regressar para o ano para a sua 7ª edição e com muitas surpresas.