Ensopado de Cação com Aguardente DOC Lourinhã, Pizza de Carapau da Nossa Costa com Molho à Espanhola, Peixe Frito de Escabeche, Peixe Seco ou Espetadas de Tamboril são alguns dos pratos a marcar presença.
Também não faltarão a este festival a tradicional caldeirada, o arroz de marisco e de tamboril e o polvo à lagareiro, bem como lagosta, lavagante e camarão.
O Festival do Peixe conta ainda com exposições e oficina de artes de pesca, com um passeio pedestre com introdução à Paleontologia, pelo investigador do Museu da Lourinhã, Doutor Octávio Mateus, no dia 12 de julho às 8h30 e com diversas atuações que prometem animar a praia de Porto Dinheiro.
Da programação, destaque ainda para o workshop de secagem de peixe, que irá decorrer no dia 11 de julho às 17h00, no antigo posto da Guarda Fiscal, e para a sopa solidária a favor da instituição de solidariedade social ADAPECIL – Associação de Amor para a Educação de Cidadãos Inadaptados da Lourinhã, também no dia 11 após a sessão de fados às 22h00.
Os restaurantes que participam no Festival do Peixe são o Chico Neto, O Viveiro, Pizza & Companhia, Marisqueira Mar do Norte e Grupo Desportivo de Ribamar.
O Festival do Peixe é uma iniciativa da Freguesia de Ribamar e conta com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã.
Texto de Marta Plácido