Os Arcade Fire são a mais recente confirmação do Alive 2016. A formação de Montreal atua no Passeio Marítimo de Algés no dia 9 de julho. Também já confirmados estão Robert Plant no dia 7 e dos PAUS no dia 9 de julho.
O Alive será um dos únicos dois festivais europeus onde Os Arcade Fire atuarão este verão. A Portugal a formação composta por Win Butler, Régine Chassagne, Richard Reed Parry, William Butler, Tim Kingsbury e Jeremy Gara, prometem trazer temas do seu quarto álbum de estúdio Reflektor, lançado em outubro de 2013, e que alcançou o primeiro lugar nas principais tabelas do Reino Unido, Canadá, Irlanda, Portugal, Bélgica e EUA e liderou as tabelas do iTunes em 40 países.
Nos concertos deste verão a banda promete também tocar temas de Funeral, o seu álbum de estreia editado em 2004, Neon Bible lançado em 2007, e The Suburbs lançado em 2010, e com o qual venceu em 2011 o Grammy de Álbum do Ano.
Para além da longa carreira como frontman dos Led Zeppelin, Plant editou dez álbuns de estúdio e trabalhou em conjunto com várias lendas da música, para além do ex-companheiro Jimmy Page, como Jeff Beck, Patty Griffin, Buddy Miller, Skip Spence, Phil Collins e Alison Krauss.
Na longa lista de prémios, encontram-se os cinco gramofones que arrecadou na 51.ª gala dos Grammy, em 2009, com o disco “Raising Sand” feito em colaboração com Alison Krauss.
O novo registo de originais foi gravado na residência e estúdio da banda, o HAUS. Fábio Jevelim, Hélio Morais, Joaquim Albergaria e Makoto Yagyu constituem o quarteto que se distingue pela sua força rítmica.
Nomes já anunciados para a edição deste ano são: Arcade Fire, Courtney Barnett, Father John Misty, Foals, Hot Chip, John Grant, José González, M83, Paus, Pixies, Radiohead, Robert Plant and The Sensational Space Shifters, Tame Impala, The 1975, The Chemical Brothers, Wolf Alice e Years & Years.
O Festival Alive vai decorrer no Passeio Marítimo de Algés, entre 7 e 9 de julho. Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais e custam 119 euros (passe 3 dias) e 56 euros (bilhete diário).
Texto de Tânia Fernandes
Fotos de Sara Santos e António Silva