Numa iniciativa que pretende promover o desenvolvimento sustentado e integrado da região, alia-se a tradição e a inovação, a produção e a transformação, a criatividade e a competitividade, num espaço também rico em manifestações culturais e etnográficas.
Em resultado, o Parque de Feiras e Exposições de Beja transforma-se nestes dias numa mostra dos melhores produtos da região, onde se destacam o cavalo lusitano, o touro, o regadio, o vinho, os produtos da terra, o artesanato e a gastronomia, entre oficinas temáticas, demonstrações e workshops, provas e degustações, exposições e muitas atividades para todos os gostos e idades. .
O Salão do Cavalo, que regista a sua segunda presença na RuralBeja, terá um espaço dedicado ao cavalo lusitano, no picadeiro e no pavilhão multiusos, em representação da nacionalidade, cultura, arte, desporto e produto de excelência do mundo rural.
Os melhores vinhos, de algumas das mais emblemáticas regiões vitivinícolas portuguesas podem ser apreciados nesta nova edição da Vinipax e os melhores pratos da gastronomia mediterrânica marcam presença na mostra “Natureza à Mesa”. A Festa Brava apresenta-se com diversas atividades de demonstração de toureio a cavalo e pegas.
Também o Cante Alentejano, classificado pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade tem aqui o merecido destaque, num espaço privilegiado para negócios, troca de experiências e para bons momentos de convívio.
A RuralBeja 2015, tem entrada livre, e é organizada pela Câmara Municipal de Beja.
Texto de Marta Plácido