Sábado, 18 de maio assinala-se o Dia Internacional dos Museus que, este ano, coincide também com a Noite dos Museus. O C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões de atividades que vão animar os museus nacionais de norte a sul do país.
Sob o tema Museus (Memória +Criatividade)= Mudança Social há programas diferentes um pouco por todo o país, e muito por onde escolher. Há entradas gratuitas em muitos locais e, nalguns casos as atividades também são gratuitas, embora se recomende marcação prévia.
Em Lisboa, o Museu Coleção Berardo tem um programa especial para o fim-de-semana, a pensar em todos: ateliers de culinária, visitas guiadas, técnicas de pintura surrealistas e a possibilidade de ser detetive no museu, e passar lá a noite.
O Museu da Marioneta convida as famílias a jogar Enigmas no Museu no dia 18, num formato de visita diferente. Ao final do dia, as paredes vão ganhar vida com as atividades da Noite Mágica e as histórias inventadas pelo público. Dia 19 há propostas para criar Marionetas no Claustro e, em ambos os dias, pode assistir ao espetáculo POUFF, feito com antigas lanternas mágicas, para espetadores a partir dos 4 anos.
O Museu do Oriente convida os visitantes a conhecer as exposições com visitas orientadas e a participar na oficina especial Que cartaz para mim?, para registar a sua própria memória daquilo que viu, sentiu e ouviu.
No Castelo de S. Jorge acontece um despique poético de Moaxahas a Lisboa, danças medievais e renascentistas de Corte, demonstrações de cavaleiros, escudeiros e besteiros, visitas orientadas ao Sítio Arqueológico, e ainda um cortejo da Meia-Noite com todos.
No Museu Vieira da Silva, Jorge Silva Melo irá ler excertos de Memória de um Pintor Desconhecido de Mário Dionísio (entrada livre).
O pintor e artista plástico, que recentemente faleceu, é o autor das 10 obras expostas, que aliam a arte contemporânea à coleção de artes decorativas da Casa-Museu e que já haviam estado expostas entre 2007 e 2008 na Casa-Museu Medeiros e Almeida integradas num núcleo de 32 peças.
A Casa realiza ainda quatro visitas guiadas gratuitas, com a duração de 1h30 cada, com início às 10h00, 12h00, 16h00 e 18h00, que incluem a ala nova da casa, construída nos anos 70, depois o espaço habitado pelo casal Medeiros e Almeida.
O Museu Nacional do Traje, organiza um atelier para famílias, no Parque Botânico, dia 19 de manhã, onde vai ter oportunidade de modificar o tempo pela dança da chuva, de se perder na mata, ou até de encontrar a misteriosa Siucsi, rainha das doninhas perfumadas. Na programação especial está também incluída uma sessão musical, gestual e dramática sob o tema O Traje, a brincar, rimar, cantar e dançar!, conversas entre bloggers e criadores, jogos temáticos como scrabble e sopa de letras, visitas guiadas ao parque, e oportunidade para conhecer as esculturas em madeira feitas com motosserra pelo artista Emmanuel Courtot.
O Museu da Cidade tem jogos e pinturas, visita à coleção do museu, e um percurso pela maqueta da cidade de Lisboa antes do terramoto. Há ainda contos para pais e filhos, reconstituições históricas e oficinas de construção de mosaicos romanos.
No Museu Bordalo Pinheiro oferece visitas guiadas, uma oficina de cerâmica e prova de vinhos com show cooking.
No dia e noite dos museus, o Museu da Água tem um ensaio público do Coro Olisipo, um passeio com história ao pôr-do-sol no Aqueduto das Águas Livres e o espetáculo de dança contemporânea Romeu e Julieta-encontro, desencontro.
Em Cascais os museus têm horário alargado no dia 18. A assinalar a Noite dos Museus haverá o rally-paper Na Rota da Cultura ao final do dia, organizado pelo Farol Museu de Santa Marta e pela Casa de Santa Maria, e uma palestra sobre astronomia com o tema Como Conhecer o Céu Noturno, numa visita guiada ao céu.
Óbidos inicia as comemorações no dia anterior: dia 17, decorrem visitas guiadas ao Museu Municipal e ao Museu Abílio e o espaço do Jardim do Museu Municipal, recebe a atuação de DJs e do Music Lounge Garden, à noite.
Já no dia 18 de manhã há Tai-chi no Jardim, atuações de coros e orquestras, e inauguração da exposição Visão 360, de João Fonseca, sobre Fotografia de Espetáculo.
Na Nazaré o Museu Dr. Joaquim Manso acolhe a exposição O espírito dos lugares. Cenários para um Património Imaterial, que se enriquece com os objetos e fotografias da região. O programa contempla também atuações de coro e ainda do grupo folclórico, com danças alusivas às práticas agrícolas e tradições populares valadenses.
Em Ílhavo, no Museu da Vista Alegre, há ateliers de modelagem de barro gratuitos dia 17 e 18, e tem início a exposição de fotografia Retratos do trabalho – Histórias Partilhadas, que permanece até 1 de junho.
No Museu de Évora os eventos também começam dia 17, com o espetáculo Daqui Vê-se Melhor!, dirigido às escolas. No dia 18 realiza-se o atelier Objetos e Brinquedos Óticos relacionados com a Imagem e Cinema, dirigido a crianças a partir dos 5 anos. No mesmo dia, à tarde, é apresentado para toda a família o espetáculo Baile das Histórias, baseado no universo de Paula Rego. Dia 19 à tarde, é a vez de subir ao palco o teatro O Retábulo de Mestre Pedro e Dom Quixote. Durante o mês de maio, e no âmbito das celebrações, realiza-se a Feira do Livro organizada pelo museu, e 16 de maio inaugura a exposição Tesouros do Museu de Évora – Curiosidade Natural, com uma coleção de História Natural constituída por uma multiplicidade de espécies.
Dia 18 de maio, Museus, Palácios e Monumentos da Direcção Geral Património Cultural (com exceção do Palácio Nacional da Ajuda) têm entrada livre. São 100 museus da Rede Portuguesa de Museus que participam neste evento, e 400 atividades muito diversificadas para todos os gostos, numa data .
Veja aqui toda a programação detalhada de norte a sul.
Por Sofia Almeida Bernardo Fotos dos museus de Elsa Furtado