Seia promove entre 6 e 9 de fevereiro a 38ª edição da Feira do Queijo Serra da Estrela, que este ano tem mais dias e novo horário.
Durante quatro dias vão estar em destaque o Queijo Serra da Estrela, o pão, o vinho do Dão, os enchidos, a lã e o mel, que aqui vão ser promovidos por meia centena de expositores.
Na área envolvente ao mercado vão marcar presença outros expositores com artesanato, criadores do Cão Serra da Estrela, tasquinhas e outros produtos.
À entrada do recinto da Feira vai ser recriada a Quinta do Pastor, com animais da quinta, onde estarão vários exemplares de ovelhas Bordaleira Serra da Estrela, que produz o leite utilizado no fabrico do Queijo da Serra da Estrela; e ainda uma pequena horta com culturas hortícolas, como alfaces, favas, couves, cardeiros, ervilhas, plantas aromáticas e algumas árvores autóctones, como o teixo e o azevinho.
A programação da feira inclui demonstrações da produção de queijo e requeijão; ordenha da ovelha; momentos de confecção com produtos locais, por chefes da Escola Superior de Turismo e Hotelaria; provas de queijos; produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia, que acontecerá na segunda-feira; o concurso “O Melhor Queijo de Seia”; desfile com peças de burel; e uma cãominhada, tendo em vista a promoção da adoção responsável.
A animação vai estar a cargo de bandas filarmónicas, da fanfarra dos bombeiros voluntários de Seia, grupos de música tradicional, bombos e ranchos folclóricos.
A feira vai funcionar durante quatro dias, das 10h00 às 20h00, encerrando na terça-feira de Carnaval, pelas 16h00.
Festivais de Música, Arte, Cultura e Cinema Até Ao Fim do Ano
As atividades lúdico-culturais continuam pelo resto do ano, com destaque para quatro eventos culturais. Assim, nos dias 10, 11 e 12 de março tem lugar o XII Seia Jazz & Blues, onde participam a Big Band da Escola Profissional da Serra da Estrela, o quarteto com o jovem saxofonista Ricardo Toscano e Carvin Jones.
Em maio e junho é a vez do Festival de Artes Plásticas de Seia – ARTIS, que apresenta obras locais nas áreas da pintura, fotografia, escultura, teatro e música.
De 8 a 15 de outubro tem lugar a 22ª edição do Cine’Eco, único festival de cinema de ambiente em Portugal e em novembro é a vez das Jornadas Históricas, que decorrem entre 10 a 12 de novembro, sob o tema “Homo sapiens ou Homo ludens: jogos de vida, a vida como jogo através dos tempos”.
Texto de Elsa Furtado