O novo espaço vai ficar instalado no edifício do posto de turismo da Câmara Municipal de Sintra e pretende ser “um convite à descoberta da dimensão misteriosa de Sintra, uma viagem no tempo e no espaço por mitos e lendas que estão na origem de Sintra, enquadrados historicamente, conciliando realidade e ficção, através do uso de cenografia, multimédia e experiências sensoriais”, segundo explica a autarquia.
A visita vai decorrer ao longo de um percurso com cerca de 17 espaços distintos, ao longo dos quais vão ser contados mitos e lendas da região por alguns narradores e personagens das estórias.
“A viagem terá início no elevador e o ponto de partida no piso 3, a que corresponde a zona 2 do centro interactivo e mostrará uma introdução à paisagem de Sintra através de uma vista panorâmica da serra impressa na parede. Com tablets rotativos apontados à paisagem vai ser possível interagir com a imagem e focar vários mitos e lendas georreferenciados, ativando a realidade aumentada que introduz uma animação dos mesmos.
No piso 1 (zona 1) vai ser recriada a lenda do “Túmulo dos Dois Irmãos”, numa cenografia com um holograma em dimensões reais que faz a ligação do real com o imaginário. Muitos outros mitos e lendas de Sintra serão apresentados ao longo do percurso”, descreve a autarquia.
O projeto é inclusivo, havendo tablets legendados para visitantes com deficiência auditiva e ainda áudio guias com a descrição de todas a ações e respetiva envolvência para visitantes com necessidades visuais especiais.
Texto de Elsa Furtado