Criar e promover a Rota do Vinho de Colares e os seus respectivos vinhos é um dos eixos da programação de Sintra Capital do Romantismo, para o ano de 2010, que realizou neste âmbito o I Almoço de Colares, numa parceria com o Hotel Tivoli Palácio de Seteais e a Comissão de Produtores de Vinho de Colares.
“O vinho de Colares e a respectiva Rota inserem-se dentro do espírito de romântico. Não são só os museus, as paisagens e os palácios, mas tudo isto que fazem de Sintra um ambiente romântico”, disse ao C&H o vereador do Turismo Lino Ramos à margem da apresentação.
A iniciativa incluiu uma prova de vinhos, onde foram apresentados e testados alguns dos vinhos da região de Colares, brancos e tintos, recentemente lançados no mercado, com preços entre os 9 e os 30 euros, das marcas Fundação Oriente Colares, Arenae, Monte Cascas, e Viúva Gomes.
Seguidamente, alguns destes vinhos acompanharam os diferentes pratos preparados e idealizados especialmente para o almoço, pelo chef Luís Baena (chef executivo do grupo Tivoli Hotels & Resorts), em colaboração com o enólogo Aníbal Coutinho, que terminou com um agradável e requintado Carcavelinhos a companhar umas deliciosas queijadas de Sintra, feitas no Hotel Palácio Seteais.
Durante o encontro, que contou com inúmeras personalidades ligadas aos vinhos e à região, o Presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara fez questão de salientar que: “Temos que ter capacidade de conjugar a memória com a história, através dela é possível olhar para o presente e projectar o futuro, daí a importância de reavivar e promover a região DOC de Colares, Carcavelos e Bucelas, que já tem 100 anos e é uma das mais antigas regiões vitivínicolas demarcadas do país”.
Paralelamente a esta acção, a autarquia vai também realizar e promover várias iniciativas e uma exposição permanente na Adega Regional de Colares, “pois é preciso promover o conhecimento sobre o vinho, para gerar o interesse e a curiosidade de o beber”, nas palavras do vereador Lino Ramos.
A iniciativa vai ter uma periodicidade anual, sempre na Primavera, e vai constar de uma prova de vinhos e almoço, com provas comentadas.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.