Só o Tempo Dirá é o primeiro volume da série As Crónicas de Clifton, que marca o regresso de Jeffrey Archer, editado este ano entre nós pela Bertrand.
Este thriller começa em 1920, com as palavras: «Disseram-me que o meu pai morreu na guerra» mas Harry nunca conheceu o seu pai. Quando descobre como foi que ele morreu realmente levantam-se algumas dúvidas: seria ele de facto seu pai? Será ele filho de Arthur Clifton, estivador, ou o primogénito de um herdeiro da alta sociedade britânica?
Harry Clifton foi criado nas docas pelo tio. Mas quando ganha uma bolsa de estudos tem de escolher entre ir para Oxford ou alistar-se na Marinha para lutar contra Hitler. Ao longo de um século este livro conduz-nos através das docas de Inglaterra e da devastação da Grande Guerra às animadas ruas de Nova Iorque dos anos 40 e ao rebentar da Segunda Guerra Mundial.
Um livro que nos leva não só pelas memórias do protagonista e da sua família, mas também pelos meandros de uma das épocas mais negras e difíceis da Europa.
Só O Tempo Dirá de Jeffrey Archer é uma edição Bertrand Editora e tem 408 páginas e está à venda por 17,70 euros.
Texto de Teresa Leal