Sol Da Caparica Terminou Em Grande Festa De Família

Reportagem de Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Nem a chuva nem as nuvens que se assomaram de manhã estragaram a festa do último dia do Sol da Caparica. Depois de três dias dedicados aos mais crescidos, mas por onde passearam também muitas famílias e jovens, eis que chegou o tão ansiado dia destinado aos mais pequeninos, com os prometidos concertos do Avô Cantigas e de Luísa Sobral.

O concerto estava marcado para as 10h45, e mesmo com a ameaça de chuva o atraso não foi muito. À frente do palco eram já muitos os pais com filhos às cavalitas e em carrinhos que aguardavam entusiasmadamente a subida do seu ídolo ao palco.

E de jardinieiras vestidas, com camisola e boné vermelho vestidos, como é habitual, o Avô Cantigas apareceu e trouxe com ele os seus “netinhos” Jojó e Teté. “Fungagá da Bicharada”, “Joana Come a Papa”, “D’Artacão e os 3 Moscãoteiros”, “Doidas Andam as Galinhas”, “Fantasminha Brincalhão” e “A Minha Casinha” foram algumas das músicas que fizeram as delícias dos mais pequenos, que cantaram, dançaram e bateram palmas ao som destes clássicos já intemporais, durante quase uma hora.

solcaparica2015_dia4-016

Com as nuvens a dissiparem, foi a vez da corrida aos insufláveis, e às inúmeras outras atividades espalhadas pelo recinto para gaúdio de todos os presentes. Aprender a andar de skate, ou numa prancha de surf (de faz de conta), ouvir uma estória, pintar um graffitti, participar num workshop de dança, tocar numa bateria, ou fazer uma pintura na cara, foram algumas das atividades à disposição dos mais pequeninos, que encheram de vida o Parque Urbano da Costa da Caparica.

A acompanhar estas atividades os participantes mirins tinham um passaporte que os ajudava e orientava no que fazer, tendo como objetivo conseguir um carimbo ao longo dos vários pontos do percurso.

solcaparica2015_dia4-024

E foi à hora marcada, já com o sol a dar a sua graça, que Luísa Sobral se apresentou no palco principal. “O Meu Cão”, “A Língua dos Pês”, “João”, “Xico”, “Não Me Deixes à Porta da Escola” e “Bairro do Panda”, foram alguns dos temas que animaram a pequenada, num concerto especialmente pensado e preparado para eles.

Durante uma hora, a artista e a sua banda animou o recinto que foi enchendo com a chegada do astro rei.

Depois de mais um momento muito animado, foi a vez das danças e das atividades completarem o resto da programação, até ao encerramento do recinto, que estava marcado para as 18h00.

Os filmes de animação infantil foram outra das atracções deste dia.

 

No final do dia, foi uma multidão de palmo e meio muito bem disposta e cansada que rumou a casa. No ar, ficou a promessa da autarquia e da organização que para o ano há mais Sol da Caparica – o já eleito festival das Famílias com mais boa onda do país.

 

Artigo anteriorJoão Morgado Conta-nos a Vida de Pedro Álvares Cabral em Vera Cruz
Próximo artigoParedes de Coura 2015 Arranca Amanhã

Leave a Reply