Nele, a autora reconstrói costumes e cenários da Veneza renascentista através do relato de uma história de amor e mistério. O fabrico do vidro e cristal em 1681 era considerado um bem mais precioso que o ouro.
Os sopradores de vidro de Murano viviam aprisionados na pequena ilha, sob a vigilância do Conselho dos Dez. Corradino Manin, o mestre dos sopradores vê-se forçado a revelar os seus métodos e a vender a alma a Luís XVI, o Rei Sol, para proteger a sua filha ilegítima. Quase quatro séculos depois, Leonora Manin deixa a sua vida infeliz em Londres e inicia um novo capítulo de vida, noutra cidade e país, parte para Veneza para ser sopradora de vidro.Encontrará o amor e a felicidade? Leonora vê o seu destino interligado com o de Corradino, à medida que conhece as suas traições.
Marina Fiorato é inglesa, com ascendência veneziana, nasceu em Manchester. Licenciada em História por Oxford e fez uma especialização na dramaturgia de Shakespeare. Trabalhou como ilustradora, atriz e crítica de cinema.
O Coração de Murano, de Marina Fiorato, com edição da Porto Editora, com tradução de Isabel Alves, ficção, com 288 páginas, disponível nas livrarias por 16,60 euros.
Texto por Clara Inácio