Sugestões de leitura para o Halloween

oficina_livros_proibidosÉ na noite de quinta-feira, 31 de outubro, que se celebra mais um Halloween, festa importada dos países anglo-saxónicos, que tem já muitos adeptos em Portugal. O C&H entrou no espírito da data e deixa-lhe algumas sugestões de leitura – para adultos e mais pequenos – com muito terror, mistério e fantasia, ideais para festejar o Halloween no sossego do sofá.

A Oficina dos Livros Proibidos, de Eduardo Roca, é um dos romances a ter em conta por quem não dispensa emoções fortes. Editado pela Marcador, o livro dá a conhecer a história de um grupo de sábios e eruditos que, na Colónia do séc. XV e na clandestinidade, tem um propósito comum: transmitir a cultura ao povo. Num tempo em que a Reforma e as superstições vivem lado a lado, conseguirão os livros destes homens chegar a bom porto? Religião, poder, sexo, violência, amizade e traição conjugam-se neste romance intrigante e com um desenlace inesperado, que pode ser adquirido por 19,95 euros.

runasJoanne Harris assina Crónicas das Runas, saga dedicada a Maddy Smith, mulher nascida com uma marca que ditou o seu destino: uma runa mágica dos Antigos Deuses. A Marca das Runas, o primeiro livro, conta como se rendeu aos seus poderes e se vê obrigada a fugir dos Examinadores da Nova Ordem. Renegada por todos, Maddy conta apenas com o ancião seu mentor, que a ajudará a salvar o mundo dum final anunciado. A Luz das Runas, a sequela, Maddy conhece Maggie, uma mulher nascida a mil quilómetros de distância, mas com quem partilha a marca de nascença, símbolo que as irá unir numa luta sem tréguas contra o Mal. Ambos os livros editados pela ASA estão à  venda por 18 euros.

bat_patOs mais pequenos não vão resistir a O Vampiro Bailarino, volume da coleção Bat Pat da Planeta assinada por Roberto Pavanello. Nesta história de terror a brincar, o morcego fala de um novo inquilino da Casa das Sombras, que é no mínimo estranho. Trancar sempre as janelas e nunca deixar ver a luz do sol são apenas duas das suas particularidades a conhecer nesta aventura, à venda por 8,5 euros.

Korky Paul e Valerie Thomas trazem A Bruxa Mimi, obra editada pela Gradiva e vencedora do Prémio do Livro Infantil atribuído pela Federação de Grupos do Livro Infantil. Os pequenotes irão descobrir uma bruxa com queda para o preto. Em sua casa tudo é dessa cor: dos tapetes aos lençóis, passando pelo gato no qual andava sempre a tropeçar. Isto até ao dia em que decide usar um pouco de magia. A Bruxa Mimi está à venda por cerca de 12 euros.

A Porto Editora convida a entrar n’O Casarão Assombrado, sexta aventura da coleção infantojuvenil Duarte e Maria, de Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira. Nas livrarias por 7,5 euros, o mais recente volume da saga leva os dois amigos a uma muito atribulada caça a fantasmas.

Texto de Alexandra Gil

Artigo anteriorCasa da Moeda apresenta a Colecção D. Luís
Próximo artigoTânger é o terceiro destino da TAP em Marrocos

Leave a Reply