Começamos por uma edição muito especial. Ai! Perdi o Meu Nome! é um livro personalizado ilustrado e criado a pensar em cada criança. Editado pela Lost My Name, co-fundada pelo designer português Pedro Serapicos, e que está disponível em 160 países e nove idiomas, com mais de 97.000 nomes a inspirarem a criação das estórias personalizadas. Destinado a crianças entre os 0 e os 7 anos.
Cada livro é um exemplar único, criado especificamente para o seu leitor, com uma história e personagens baseadas nas letras do seu nome. Por exemplo, para reunir as letras necessárias para formar o seu nome, a Maria poderá contar com a preciosa ajuda de um Macaco, de um Anjo, de uma Rainha, de uma Iguana e de uma Arara.
Cada livro é impresso por encomenda e está disponível online através do site, com o preço de 26,99 euros. O envio internacional é gratuito.
Também para os mais pequeninos, O Coelho Que Queria Dormir, da autoria de Carl-Johan Forssen Ehrlin. Um livro com ilustrações que é apresentado como mágico e para adormecer as crianças.
E se houver um livro mágico para adormecer as crianças?
O livro existe, foi escrito por um psicólogo sueco, e tornou-se um sucesso planetário da noite para o dia. Carl-Johan Forssén Ehrlin recorreu a todos os seus conhecimentos de psicologia para criar uma história cujo objetivo é ajudar os pais a adormecerem os seus filhos – com uma simples leitura.
Nasceu assim o Coelho Rogério, que está sempre muito cansado, mas não consegue adormecer. Vai viver então uma série de encontros, com a Mamã Coelho ou com o Caracol Dorminhoco, que lhe dão conselhos sábios. Até que o Tio Bocejo, com uns pós de perlimpimpim, o torna tão ensonado, tão ensonado, que ele acaba por, finalmente, adormecer. A história é narrada utilizando técnicas psicológicas sofisticadas e com instruções muito específicas de leitura para os pais. O resultado é um livro que atua ao nível do inconsciente e que acaba por garantir um sono descansado, seja uma simples sesta, seja ao deitar à noite.
A edição em Portugal é da Lua de Papel e o livro tem 32 páginas. À venda por 8,90 euros.
É a Semana da Leitura na Escola da Roseira. A Professora Malva-Rosa deu um livro novo à Poppy para ela ler: O Pónei Prateado. Mas a Poppy não quer ler o livro, porque prefere inventar as suas próprias histórias de encantar. Será que a nossa princesa se vai meter em apuros se não fizer o que a Professora lhe pediu?
E ainda: descobre a carta secreta que a Poppy escreveu para ti!
A edição é da Booksmile e o livro tem 32 páginas. À venda por 8,79 euros.
Mas o que é que interessa a Barafunda?
Afinal parece que a Barafunda interessa. Interessa para compreender, de forma poética e lúdica, uma série de processos filosóficos e matemáticos, que são fundamentais na formação de um pensamento emancipado e crítico. Desta forma, este livro aborda conceitos como a justiça ou a diferença; mas também cores e formas geométricas.
Barafunda é também simplesmente um texto sobre arrumar um quarto.
A edição é da Editorial Caminho e o livro tem 48 páginas. À venda por 12,90 euros.
Um gato e um pato conhecem-se na Festa Outonal dos Animais. Apesar de serem muito diferentes, tornam-se grandes amigos.
Um problema ocorrido numa caminhada que decidem fazer é ocasião para o encontro com outros animais simpáticos que, à sua maneira, tentam ajudar.
Porém, acontece sempre alguma coisa que os impede. O que será?
Uma história em que, além da solidariedade, a diferença é evidenciada como valor.
A edição é da Editorial Caminho e o livro tem 40 páginas. À venda por 10,90 euros.
Hora de dormir. A destreza paternal de Darth Vader vê-se posta em causa quando os jovens Luke e Leia não querem dormir. Poderá o pai acalmá-los lendo-lhes um história protagonizada por Han Solo, Yoda e Boba Fett?
Com 64 páginas, e à venda por 11,45 euros.
Cada livro tem 24 páginas e custa 7,50 euros.
Agora é só escolher o livro que mais lhes agradará!
Por Elsa Furtado