Na lufa lufa das compras de Natal, e sem grande inspiração? Os livros são sempre uma boa opção, para dar uma ajudinha o CH Magazine deixa-lhe aqui algumas sugestões.
Começamos com um autor já habitual nas nossas sugestões natalícias: O Protocolo Caos da autoria de José Rodrigues dos Santos, um thriller sobre manipulação, hackers e geopolítica, com chancela Planeta.
Esta é uma obra inspirada em factos reais e focada nos temas que dominam o cenário internacional atual: fake news, manipulação nas redes sociais, ataques informáticos e os bastidores da geopolítica entre líderes mundiais. Figuras como Donald Trump e Vladimir Putin, e as complexas relações de interesse entre os dois países, emergem no enredo, que examina o poder de influência da Rússia sobre o Ocidente.
Coincidindo com as eleições norte-americanas de 2024, o autor explora também temas como a alegada manipulação russa nas eleições anteriores dos EUA e os eventos em torno do assalto ao Capitólio, que marcaram de forma decisiva a história recente do país.
Neste novo thriller, o protagonista Tomás Noronha, figura emblemática nas obras de Rodrigues dos Santos, é confrontado com desafios de grande intensidade e relevância atual. A narrativa desenrola-se em episódios repletos de tensão: um homem encapuzado protagoniza um massacre brutal, revelando-se como sendo Tomás Noronha; um polícia russo faz uma descoberta que pode alterar o futuro do seu país; uma família americana vê-se envolvida numa conspiração destrutiva; uma médica brasileira é perseguida por lutar pela vida dos seus pacientes; e um birmanês guarda um documento que poderia desestabilizar nações, colocando Tomás no centro do caos global.
Um livro à venda com um preço indicativo de 22,50 euros.
De outro jornalista, também muito conhecido da televisão: Matarás Um Culpado e Dois Inocentes, de Rodrigo Guedes de Carvalho, com selo da Dom Quixote.
Numa atmosfera de realismo mágico, somos envolvidos em meio século de História ibérica onde se cruzam emoção familiar, ideais políticos e fosso social, amor e amizades indestrutíveis.
Com violência e misericórdia, é o relato cru de alguém que regressa e não vira a cara ao julgamento. A busca incessante de ternura e paz numa longa jornada de redenção.
Dizem que a irmã mais velha comunicava com os mortos, a seguinte entendia os loucos, a terceira falava com os animais. E a mais nova passava os dias a ajudar quem precisasse. A tragédia levou-as em Abril de 1974, numa noite em que os lobos uivaram sem parar. Uma delas desaparece e as outras três são encontradas mortas.
Durante cinquenta anos, ninguém consegue assegurar se se tratou de suicídio colectivo ou se foram assassinadas. E é quando a pequena localidade de Gondarém prepara uma homenagem às filhas da terra que chegam, finalmente, as respostas.
Este livro encerra as interrogações deixadas em aberto no romance As Cinco Mães de Serafim, mas vai muito mais além, podendo ser lido de forma autónoma.
Este é o décimo romance do autor e está à venda com um preço indicativo de 19,90 euros.
Do premiado João Tordo, um novo policial Os Dias Contados, editado pela Companhia das Letras.
João Tordo viaja às origens de Pilar Benamor e ao caso que fez acordar todos os seus fantasmas. Os dias contados retrata o embate da icónica personagem com as várias faces do horror, mas é também uma bonita história de amor entre um pai e um filho, que põe a descoberto as pesadas consequências dos erros mais humanos.
Fevereiro de 2013: um acidente na neve precipita uma cadeia de acontecimentos que culminam no primeiro caso de investigação que cai nas mãos de Pilar Benamor. É também o princípio do seu confronto com o mal absoluto.
Quando o compositor Flores Baltazar regressa, com o filho e a mulher, de umas malogradas férias de esqui durante as quais se feriu com gravidade, apodera-se da família um mal-estar existencial. Tudo se agrava certa tarde, quando, à porta da escola do filho, Baltazar se envolve num confronto com o pai de outro aluno. Os polícias chamados ao local são os agentes Costa e Benamor.
Serão também eles a atender, dias depois, a chamada relacionada com o cadáver de uma prostituta num clube noturno. Os contornos macabros do crime remetem Pilar Benamor para o célebre caso do Embalsamador, um psicopata que aterrorizou Lisboa anos antes e conduziu o seu pai ao desespero.
Ao longo da investigação, Pilar levanta o véu de uma rede de tráfico humano e enreda-se num perigoso feudo familiar. Quando um segundo cadáver embalsamado aparece à porta da esquadra, com um recado sinistro para a agente, instala-se a certeza de que o caso do Embalsamador não ficou resolvido.
As revelações sucedem-se neste thriller imparável, até ao eletrizante clímax no mesmo lugar onde tudo começou: a brancura a perder de vista da Serra Nevada.
O livro está disponível nas livrarias pelo preço de 21,95 euros.
Do brasileiro Chico Buarque, sugerimos Bambino a Roma, o mais recente livro do artista, editado entre nós pela Companhia das Letras.
Via San Marino, 12: no rés do chão de um pequeno prédio amarelo, um menino traça caminhos no mapa-múndi que cobre a parede do seu quarto. As náuseas que sentiu durante a viagem de barco entre o Brasil e Itália ficaram para trás, e o desejo de traçar novas rotas cartográficas é deslocado para as ruas de uma cidade inteira por descobrir.
Pela mão de Chico Buarque, somos levados num périplo por uma Roma que já não existe e talvez não tenha existido, a cidade que o recebeu quando, aos seus nove anos, a família se mudou para lá. Vivemos com o autor a aventura de todas as reminiscências do fim da infância: as partidas de futebol com Amadeo, o filho do merceeiro; as saudades do feijão com arroz; as escapadelas da escola; as primeiras erupções do desejo; a paixão juvenil por Sandy L., alimentada por cartas e bilhetes românticos.
Montado na sua bicicleta niquelada, Chico Buarque ziguezagueia pelas ruas da Cidade Eterna num equilíbrio delicado e irresistível entre memória e imaginação, compondo uma narrativa sedutora e comovente, que abre as portas ao passado e a todos os mundos possíveis. Bambino a Roma é uma deliciosa aguarela de lugares, recordações e sonhos.
Um romance emocionante, à venda por 16,45 euros.
Da Quetzal, o mais recente romance de José Eduardo Agualusa, Mestre dos Batuques.
O leitor é desafiado pela história de amor de Lucrécia Van-Dunem e Jan Pinto, mas também pela de uma sociedade secreta de guerreiros africanos, a de uma mulher que conhecia os segredos da invisibilidade, a de um soldado que queria ser fotógrafo e a da beleza da cidade dos sonhos (Luanda), onde bandos de borboletas coloridas deixam um rasto de luz. Num final surpreendente, o romance deixa ainda uma pergunta essencial: pode o amor triunfar sobre a guerra e o caos?
O livro está à venda nas livrarias, pelo preço de 18,80 euros.
Da Editorial Presença um livro acabado de chegar às livrarias: Querida Tia, o mais recente romance de Valérie Perrin, uma das autoras mais lidas da atualidade.
Colette era uma mulher sem história. Mas não há pessoas sem história…
Agnès recebe um telefonema e julga que se enganaram: a polícia diz-lhe que Colette, a sua querida tia, acaba de morrer. Mas como é possível, se o funeral aconteceu há três anos? Será um engano, certamente, mas ela terá de regressar a Borgonha, lugar que há tanto tempo deixou para trás, para perceber o que realmente aconteceu.
Aquela mulher, que Agnès não sabe se é ou não a sua tia, deixou um conjunto de coisas ao seu cuidado: notas com os últimos desejos e um conjunto de cassetes áudio. A sobrinha de Colette sempre vira a tia como uma mulher sem história, alguém que passara pela vida sem deixar marcas, mas, agora, prepara-se para compreender o que nunca devemos esquecer: na verdade, não há pessoas sem história, e a de Colette tem tanto, tanto para contar.
Podem as palavras, escritas ou ditas, ter o poder de mudar o nosso presente e, mais, dar-nos outro passado? Juntando o destino e as vidas de várias mulheres, de forma tocante e surpreendente, Valérie Perrin regressa com um romance que reflete o mais humano e profundo de todos nós.
Com 512 páginas, o livro já está à venda por um valor indicativo de 21,90 euros.
Para os fãs de Nicholas Sparks, sugerimos À Espera de um Milagre, publicado pela LeYa/ ASA.
O livro conta-nos a estória de Tanner Hughes, Kaitlyn Cooper e Jasper, três pessoas cujos caminhos se cruzam inesperadamente e que descobrem que os milagres existem até mesmo nas horas mais sombrias.
Tanner Hughes foi criado pelos avós e que seguiu a carreira militar do avô. Tem passado a maior parte da vida no estrangeiro e não tenciona regressar ou ter uma vida convencional. Mas quando a avó morre, o último conselho dela é encontra o teu lugar. Tanner tem de se apresentar ao serviço em breve, mas a curiosidade leva-o à Carolina do Norte e à cidade onde poderá encontrar o pai que nunca conheceu. É então que tudo muda.
Em menos de 24 horas conhece Kaitlyn Cooper, médica e mãe solteira. Kaitlyn não tem dúvidas de que encontrou o lugar certo para criar a sua pequena família e só deseja paz após um divórcio tumultuoso. Mas a sua ligação com Tanner é intensa e imediata. Tanner sabe que Kaitlyn tem uma história para contar, e quer ouvi-la. Para Kaitlyn, Tanner é misterioso, excitante… e, acredita, efémero.
Enquanto isso, Jasper, de 83 anos, vive sozinho numa cabana perto de uma floresta. Com apenas o seu velho cão Arlo como companhia, vive em silêncio, assombrado por um trágico acidente do passado.
Nenhuma destas pessoas está à espera de um milagre, porém, à medida que os seus destinos se aproximam, talvez seja exatamente isso que vai acontecer.
O livro tem 368 páginas, e está à venda pelo preço de 19,90 euros.
Do mestre do thriller histórico e científico, James Rollins, sugerimos o novo Arcanjo, o mais recente livro da série Força Sigma, com chancela da Bertrand Editora.
Conhecido por combinar ciência, história e ação, Rollins leva os leitores numa viagem vertiginosa que atravessa fronteiras até ao gelo do Ártico e evoca mistérios esquecidos, como uma biblioteca perdida que rivaliza com os maiores arquivos do mundo conhecido ou uma civilização ancestral que habitava «além do Vento Norte», mito que, dos gregos antigos, persistiu nas lendas romanas, nos contos medievais, durante o Iluminismo e muito depois.
Tudo começa com a morte de um arquivista do Vaticano, consequência sinistra de uma conspiração que remonta ao tempo dos czares russos e desperta o interesse das principais potências mundiais. Ao investigar a origem do mistério, a «Força Sigma» depara-se com segredos que apontam para este continente perdido, mas também para um tesouro de conhecimento desaparecido e uma ameaça iminente.
Liderada pelo comandante Gray Pierce, a equipa precisará de enfrentar adversários poderosos para impedir que a contenda antiga entre a Igreja Ortodoxa e o Vaticano se reacenda num conflito sem precedentes: uma nova Guerra Fria em torno do barril de pólvora gelado que é o Ártico.
O livro está disponível nas livrarias pelo preço de 19,90 euros.
Outro thriller, também com o selo da Bertrand: Olho por Olho, da autoria de Jeffrey Archer.
Neste thriller, que é a mistura perfeita de História, geopolítica, suspense e ação, Miles Faulkner, o criminoso mais perigoso do mundo, enfrenta William Warwick, o detetive que o colocou atrás das grades. A vingança tornou-se pessoal, de facto, mas quem sairá vencedor?
Um negócio bilionário está prestes a correr muito mal numa das cidades mais luxuosas do mundo. Uma noite sumptuosa está prestes a terminar em assassínio. E o governo britânico está prestes a afundar-se numa das maiores crises da sua história…
Na frondosa zona rural de Berkshire, a milhares de quilómetros de distância, lord Hartley, o último de uma linhagem que remonta a mais de duzentos anos, jaz na cama que será o seu leito de morte. E o seu falecimento desencadeará um processo de herança com consequências explosivas.
Em dois continentes, duas mortes, tudo sem qualquer aparente relação. Se assim é, por que razão estão no centro de um plano maquiavélico de vingança de um dos maiores barões do crime? Talvez o homem que está agora no corredor da morte e que só o plano de fuga mais audacioso de todos os tempos poderá ajudar a resgatar tenha algo a dizer… Mais importante: conseguirão William Warwick e Ross Hogan, os braços fortes da lei na Scotland Yard, descobrir a verdade antes que a vida e o legado deste cidadão inocente sejam destruídos?
E terminamos as nossas sugestões com dois livros completamente diferentes, da editora DEVIR.
A primeira sugestão é a novela gráfica Maltempo, da autoria de Alfred.
Mimmo, um rapaz de 15 anos, vive numa pequena ilha italiana. Preso entre a fatalidade de uma vida de pobreza ou um futuro na máfia, o rapaz sente que a única saída é a sua guitarra. Quando fica a saber que um canal de TV vai fazer audições para um famoso espetáculo musical na sua aldeia, ser selecionado torna-se o seu único objetivo, uma ideia fixa.
O livro tem 186 páginas a cores, capa dura e tem um preço de venda recomendado de 22 euros.
E para terminar, para os fãs de Mangá, One Piece Nº 1 – A Alvorada da Aventura, de Eiichiro Oda, que inclui os volumes 1, 2 e 3.
Na sua infância, o maior desejo de Luffy é tornar-se pirata, como Shanks O Ruivo. Quando acidentalmente come a fruta Gomu-Gomu, ganha o poder de esticar como borracha, mas nunca mais consegue nadar. Mesmo assim, sem nunca desistir do seu sonho, Luffy embarca numa aventura em busca do lendário tesouro One Piece, procurado por piratas de todo o mundo.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.