Chegou a tempo do verão o romance da autora americana Jill Santopolo, O Que Fica Somos Nós” (The Light we lost), com chancela Suma de Letras.
A estória de Lucy e Gabe começa no fatídico dia 11 de Setembro de 2001 e o excerto “Parecia que o mundo se desfazia em pedaços, como se tivéssemos entrado para o interior de um espelho estilhaçado, um lugar fracturado onde nada fazia sentido, onde os nossos escudos tinham caído, as paredes em ruínas. Neste lugar, não havia nenhum motivo para dizer não.”, logo no início do romance, tenta preparar o leitor para a estória que se segue. A estória de um primeiro amor, inesquecível como o dia que o viu nascer.
Numa luminosa manhã de fim de Verão, Lucy e Gabe encontram-se na universidade, em Nova Iorque, e apaixonam-se. Parece o começo de uma história como muitas outras, mas estamos a 11 de setembro de 2001 e, enquanto a cidade está envolta em poeira e detritos, eles beijam-se e trocam promessas. Assumem que têm de encontrar um significado para as suas vidas, tirar proveito dela, deixar uma marca. Jovens e apaixonados, pareciam ter o mundo a seus pés. Não esperavam que os seus próprios sonhos os separassem. Mas Gabe aceita trabalhar como fotógrafo de imprensa no Médio Oriente e Lucy decide continuar a sua carreira em Nova Iorque.
Treze anos depois, Lucy está numa encruzilhada. Sente a necessidade de revisitar as épocas fundamentais do seu relacionamento com Gabe, marcado por escolhas que os conduziram por diferentes caminhos, ao longo de diferentes vidas. Escolhas que, no entanto, nunca romperam o vínculo profundo que os une. Então, é chegado o momento, naquele dia… Lucy mantém um último segredo, e é hora de o revelar a Gabe. Todas as suas escolhas os conduziram até ali. Agora, uma última escolha decidirá o seu futuro.»“Há alguma coisa na morte que faz as pessoas quererem viver. Naquele dia queríamos viver, e não nos culpo por isso. Deixei de nos culpar”
O romance, com tradução para português de João Tordo, já foi publicado em mais de 35 idiomas e é bestseller do The York Times e do USA Today. Tem 344 páginas e está à venda por 16,90 euros.