Chegou recentemente às livrarias o thriller histórico Taprobana, de Eduardo Pires Coelho, com chancela Oficina do Livro | LeYa.
O segundo romance do autor apresenta um encontro entre o presente e o passado «para oferecer ao leitor uma narrativa informada e aliciante que mantém o suspense até à última página.»
Ernest Fonseka – médico e cientista do Sri Lanka a trabalhar em Portugal – é encontrado morto no momento em que vários dos seus pacientes terminais melhoram subitamente. A coincidência leva um alto funcionário da instituição, Rui Fernandes, a realizar um inquérito e a concluir que, na verdade, Ernest estava a testar um medicamento desconhecido, misteriosamente ligado à floresta do Sri Lanka. No cerne do enigma está Mafalda de Castro, uma jovem mestiça que, em finais do século XVI, testemunhou os desencontros entre os vários reinos dessa ilha que se chamou Taprobana e assistiu à sua ocupação pelos Portugueses, para depois se apaixonar por um fidalgo.
A pesquisa dos documentos encontrados no apartamento de Ernest revelará factos surpreendentes; mas, no rasto desse segredo guardado há séculos, Rui não escapará a um turbilhão de acontecimentos e perseguições, nem ficará a salvo do perigo e das malhas do amor.
Taprobana tem 400 páginas e está à venda por 17,70 euros.