Um encontro acidental entre dois estranhos, numa estação de comboios em Londres, é o ponto de partida da nova peça do Teatro Aberto, em Lisboa. Chama-se Heisenberg – O Princípio da Incerteza, do britânico Simon Stephens, com encenação de João Lourenço e dramaturgia de Vera San Payo de Lemos.
Virgílio Castelo e Ana Guiomar dão corpo a Alex Priest e Georgie Burns, um homem de 75 anos e uma mulher de 38 anos.
Numa estação de comboios em Londres, uma mulher aborda de repente um homem desconhecido. Desculpa-se, dizendo que o confundiu com outra pessoa, mas será que foi realmente isso que aconteceu?
Segundo o princípio da incerteza, definido pelo físico Heisenberg, não se consegue determinar ao mesmo tempo a posição e o movimento de uma partícula com total precisão. Aplicado ao relacionamento deste homem e desta mulher, solitários e contraditórios, este princípio adquire significados surpreendentes: a imprecisão torna-se esperança e a incerteza, a vaga oportunidade de uma nova vida, frágil e inusitada, a construir, um dia de cada vez. Será possível?
A peça vai estar em cena até ao dia 28 de julho, com espetáculos à quarta e quinta, pelas 19h00, à sexta e ao sábado, às 21h30, e, ao domingo, às 16h00.
Os bilhetes podem ser adquiridos online e no local, e custam 17 euros. À quarta-feira (dia do espectador) os bilhetes custam 11,90 euros. A bilheteira do Teatro dispõe ainda bilhetes para jovens até aos 30 anos a 8,50 euros.