A Abóboda não caíu! A Abóboda não cairá! é o nome da peça de teatro que estreia no Mosteiro da Batalha, no dia 14 de agosto.
Com encenação de Tobias Monteiro este é um texto construído a partir da obra inédita de António Patrício A Paixão de Mestre Afonso Domingues.
A abóbada da casa do capítulo fora levantada por três vezes; das primeiras duas vezes, caiu com grande perda de vidas; (…).Conta a lenda que mestre Afonso Domingues, primeiro arquiteto do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, em cumprimento de um voto fatal, disponibilizou-se jejuar durante três dias e três noites, na célebre sala do capítulo, agrilhoado a uma pedra, sob a referida abóbada, como garante da estabilidade da sua obra, a fraqueza e a velhice acabaram por não ser resistentes e Mestre Afonso falece, não sem antes concluir com a célebre frase: A Abóbada não caiu, a abóbada não cairá!
in História de S.Domingos (1623), Frei Luis de Sousa.
Fernando Luís e Ana Bustorff dão vida ao emblemático Mestre Afonso Domingues e à sua amada Violante respetivamente. A eles juntam-se dois atores internacionais, numa parceria realizada entre a KBB e o Teatro Pícaro (França | Itália), bem como cinco atores da jovem companhia de Leiria, Leirena.
A peça de teatro Abóboda não caíu! A Abóboda não cairá! pode ser vista no Mosteiro da Batalha nos dias 14, 15, 16 e 17 de agosto, às 19h30. Os bilhetes podem ser adquiridos localmente e custam 10 euros, havendo descontos para jovens e + 65.
Texto de Tânia Fernandes