Gisela João irá receber o prémio Revelação, enquanto que o Álbum de Fado cabe a Fados de Amor, de Rodrigo Costa Félix. Maria da Nazaré levará para casa o troféu para Intérprete e Vasco Graça Moura a distinção pelo seu trabalho como autor. Na área da composição, a honra cabe a Carlos Rodrigues. Já Jaime Santos Jr., esse receberá o prémio para Instrumentista. O galardão Carreira cabe a Tereza Tarouca e o de Divulgação à Rádio Alfa.
Maria Bethânia, por seu turno, será distinguida com o prémio Internacional. Este ano, a lista inclui ainda o Prémio Saudade – Lembrar para Honrar, que recordará Hermínia Silva e o Prémio Especial do Júri, entregue a Óscar Cardoso, artificie de instrumentos tradicionais para o fado.
As atuações cabem a Maria da Nazaré, Gisela João e Ricardo Ribeiro. Júlio Resende interpretará o tema “Medo”, de Amália e Tiago Torres da Silva uma peça do repertório de Hermínia Silva. Dois temas de Vasco Graça Moura estarão a cargo de Cristina Nóbrega.
A Gala Amália acontece a 4 de novembro, a partir das 21h00, no São Luiz Teatro Municipal. Os bilhetes custam entre 9 e 17 euros e encontram-se à venda nos locais habituais.
Texto de Alexandra Gil