Um thriller é sempre uma boa leitura, quer seja no verão ou no inverno. Da Bertrand Editora, destacamos o lançado este ano entre nós: Tempo de Matar, da autoria de John Grisham.
Tempo de Matar foi o primeiro livro do escritor adaptado ao cinema, em 1996, com Sandra Bullock, Samuel L Jackson, Mathew McConaughey e Kevin Spacey.
A vida de uma menina negra de dez anos é destruída por dois jovens brancos, bêbedos e sem remorsos. A população de Clanton, maioritariamente branca, reage com choque e horror a este crime desumano. Até que o pai da menina, Carl Hailey, pega numa arma e decide fazer justiça pelas próprias mãos.
Pelas leis do Mississipi, Estados Unidos, a pena aplicada aos primeiros são 20 anos de prisão, para o segundo é a cadeira eléctrica.
O advogado Jake Brigance enfrenta mais um problema para defender o seu cliente: o racismo. A opinião pública divide-se entre os que apoiam a atitude de Hailey e os que não admitem que um negro acabe com um branco.
Durante dez dias, ardem cruzes por todo o condado de Ford e o país aguarda, com grande expectativa, o desfecho deste caso, enquanto Jake Brigance, o advogado de defesa, tenta desesperadamente salvar a vida do seu cliente – e depois a sua.
Tempo de Matar tem autoria de John Grisham, 552 páginas, e um preço de venda ao público recomendado de 17,70 euros.
Texto de Sandra Gregório