A banda britânica, The Cinematic Orchestra, volta a Portugal, para celebrar os 20 anos do disco Man With a Movie Camera, com visuais exclusivos a cargo de Ben Olsen.
A música de Man With a Movie Camera e os novos temas do álbum, que terá edição em 2024, são o mote para estes três concertos.
Os três concertos especiais, que assinalam esta efeméride, passam por Guimarães, Porto e Lisboa. Assim, o Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães, é o palco de estreia em Portugal, a 28 de outubro. Segue, no dia 29 de outubro, o espetáculo na Casa da Música, no Porto e, no dia 30 de outubro, a Aula Magna, em Lisboa.
A criação deste álbum remonta às comemorações do Porto como Capital Europeia da Cultura em 2001, altura em que Jason Swinscoe dos The Cinematic Orchestra foi desafiado a criar uma banda sonora para um filme mudo como uma performance única. O filme era Man with a Movie Camera, de Dziga Vertov, um clássico e um dos primeiros documentários do cinema da União Soviética, produzido em 1929, e aclamado por muitos, incluindo o British Film Institute, como um dos maiores filmes de todos os tempos, quase 100 anos depois da sua criação.
A atuação decorreu no histórico Coliseu do Porto, e terminou com a ovação de 3.500 pessoas de pé. Desde então, os The Cinematic Orchestra desenvolveram uma relação de amor com o público português que nunca mais desvaneceu. “Man with a Movie Camera” foi finalmente gravado e lançado em 2003 e foi recebido com muitos elogios.
Os bilhetes, à venda nos locais habituais, e variam entre os 32 e os 35 euros.