Embora a personagem D. Quixote seja bastante conhecida das crianças, a obra tem estado afastada do imaginário infantil, e por isso o TIL aposta nesta produção para desconstruir a figura trágica de D. Quixote, através de uma linguagem simples mas capaz de gerar emoções, e mostrá-la de uma forma acessível aos mais novos.
A história do fidalgo Alonso Quijano, que decidiu chamar-se D. Quixote, é sobejamente conhecida: D. Quixote “acreditava de tal modo nos ideais cavalheirescos de amor, paz e justiça que decidiu viajar por Espanha defendendo esses valores. Apelidou um velho cavalo de Rocinante e elegeu uma mulher para seu ideal a quem dedicou o seu amor: uma camponesa que ele viu como uma dama da nobreza e a quem chamou Dulcineia del Toboso. Dom Quijote, nas suas aventuras levou Sancho Pança, um pobre camponês.”
Com encenação de Victor Linhares, texto de Carlos Manuel Rodrigues e Música e direção musical de João Paulo Soares, D. Quixote é um espetáculo para maiores de 6 anos que pode ser visto até 20 de junho de 2014.
As sessões são ao sábado, domingo e feriado, às 15h00 para o público em geral e os bilhetes custam 10 euros (até aos 12 anos) e 12 euros (adultos).
As sessões durante a semana destinam-se ao público escolar, mediante marcação, e os bilhetes custam 7 euros.
Texto de Susana Sena Lopes