A partir da obra do poeta e dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca, a peça resulta numa colagem de textos de peças, poemas e escritos, “falados” nas vozes e personagens femininas da obra e vida do autor e conta com dramaturgia e encenação de Pedro Estorninho.
Se existe, existiu, existirá poeta que soube escrever sobre mulheres, esse poeta/dramático é Lorca. Construímos a partir das suas palavras um espetáculo e um exercício, em que parte delas aparecem descontextualizadas das suas paisagens, como se estivéssemos a costurar, a tecer um manto com as suas palavras de amor, ódio, castração, etc… E que grandes e belas palavras elas colocam fora do seu cenário habitual, todas em conjunto, todas elas sós num espaço cénico partilhado.
Vento Suão em vez de construção granítica, nada de cenários, o texto poético de Lorca e as suas mulheres é que irão construindo tudo. Afetos.”
Pedro Estorninho
Em palco, Ana de Jesus Oliveira, Clara Nogueira, Inês Leite e Sara Costa dão voz e alma os textos, acompanhadas por música ao vivo, de Eduardo Baltar Soares à guitarra flamenca e clássica e Rui Rodrigues na percussão. A produção é do TEatroensaio.
A peça pode ser vista à quarta-feira às 19h15, de quinta-feira a sábado às 21h15 e domingo às 16h15.
Os bilhetes estão à venda online e no local e custam 12 euros.
Texto de Sandra Gregório