O Teatro Nacional São João vai levar à cena em abril, o espetáculo Fado Alexandrino, baseado no romance homónimo de António Lobo Antunes sobre o 25 de Abril.
No âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, o diretor artístico do TNSJ, Nuno Cardoso, dramatiza aquele que é considerado o “grande romance” sobre o 25 de Abril. Fado Alexandrino envolve, como coprodutores, as principais instituições parceiras do TNSJ – o Teatro Circo de Braga, o Teatro Aveirense e o Centro Cultural de Belém.
“No fundo, Fado Alexandrino é uma História de Portugal”, diz António Lobo Antunes, um dos mais prolíficos escritores portugueses do pós-25 de Abril e um dos raros a abordar no campo da ficção um tema recalcado no inconsciente coletivo nacional: a guerra colonial. No romance publicado em 1979, cinco ex-combatentes da guerra colonial – um tenente-coronel, um alferes, um comandante, um soldado e um tenente – contam, durante uma noite, madrugada e manhã, como a vida se lhes transtornou, desde o dia em que chegaram da guerra até ao presente.
Num encontro atravessado por desilusões e reflexões sobre o triunfalismo militar prometido e a glória perdida, as personagens urdem uma densa teia de confissões e uma rede de acontecimentos e peripécias de caráter tragicómico, das banalidades do quotidiano ao feito mais insólito. Dividido em três partes – antes da Revolução, a Revolução e depois da Revolução –, Fado Alexandrino é uma incursão incisiva na sociedade portuguesa da década de setenta, refletindo sobre o país antes e depois do 25 de abril de 1974, do decrépito regime fascista à instauração da democracia, passando pelo horror de África e pelos infernos privados de cada um.
É com Fado Alexandrino que o Teatro Nacional São João arranca uma programação especialmente desenhada para celebrar o cinquentenário do 25 de Abril. O espetáculo estreia-se a 5 de abril no Teatro São João, onde fica em cena até ao dia 28. Parte depois numa digressão nacional com paragens em Lisboa, Aveiro, Braga e Faro. Para além dos atores residentes do TNSJ – Joana Carvalho, Lisa Reis, Patrícia Queirós, Jorge Mota, Paulo Freixinho e Pedro Frias –, Fado Alexandrino conta ainda no elenco com Ana Brandão, António Afonso Parra, Pedro Almendra, Sérgio Sá Cunha e Telma Cardoso.
Os bilhetes estarão à venda nos locais habituais e online.