No âmbito do Ano do Brasil em Portugal, o Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra vai inaugurar já amanhã a exposição Traçando o Brasil – Três Séculos de Desenho de Humor, apresentando cerca de duzentos trabalhos de quarenta e quatro cartoonistas, que retratam a variedade e a criatividade do cartoon brasileiro ao longo dos séculos XIX, XX e XXI.
Nesta exposição, que já esteve patente no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, destaca-se os cartoonistas Araújo Porto Alegre, Agostini e também Bordalo Pinheiro, que passou algumas temporadas no Brasil, no século XIX; no século XX, de referir o homenageado Millôr, J. Carlos, Jaguar, Chico Caruso, Angeli e Cássio Loredano; e atualmente Dálcio, João Montanaro ou Cau Gomez, entre muitos outros.
No mesmo contexto, ou seja, programada pelo Ano do Brasil em Portugal, está também patente ao público na Fundação Mário Soares em Lisboa, uma exposição de homenagem ao cartoonista Millôr Fernandes, sendo composta por mais de trinta trabalhos deste artista. A título de curiosidade, terá sido o próprio Millôr antes de morrer que fez a seleção destes trabalhos como sendo os seus melhores.
A exposição Millôr pode ser apreciada até ao dia 30 de maio, de terça a quinta-feira das 10h00 às 18h00. A exposição Traçando o Brasil – Três Séculos de Desenho de Humor pode ser visitada até ao dia 30 de junho, de terça a domingo, das 10h00 às 17h00. A entrada nas duas exposições é gratuita.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.