Uma naja, uma viúva negra, uma rã-veneno-de-flecha, uma cobra albina, uma falsa cobra coral são algumas das 27 espécies de animais venenosos, que vão estar em exibição no Centro de Exposições do Freeport, em Alcochete, entre hoje e 10 de Janeiro, na exposição Venenos.
Vinda de Espanha, esta mostra apresenta uma invulgar colecção de animais venenosos vivos, todos eles criados em cativeiro, com especial enfoque para as cobras, lagartos, rãs, sapos e aranhas, com vários níveis de toxicidade.
Na galeria de exposições do Freeport, as 27 espécies vão estar devidamente acomodadas em aquários, adaptados a cada animal, com vegetação, pedras, plantas e luz específicas, consoante as suas necessidades.
O percurso expositivo inclui também um laboratório, onde se podem encontrar os instrumentos utilizados no tratamento das espécies, e alguns alimentos, como moscas criadas propositadamente para o efeito e duas áreas de projecção de filmes.
Acompanham os aquários painéis explicativos, em português e inglês sobre as espécies venenosas, dos diferentes géneros: animal, vegetal e mineral, patentes na exposição. e também sobre a utilização de venenos, como por exemplo na medicina.
Com um espírito inovador, mas ao mesmo tempo pedagógico, a exposição foi pensada para as famílias e vai estar aberta aos fins-de-semana, feriados e férias escolares, entre as 12h00
e as 18h00. Os bilhetes custam 1 euro para crianças até aos 12 anos, seniores com mais de 60 anos e 3 euros para os adultos.
O Centro de Exposições recebe também visitas escolares, mediante marcação, que serão acompanhadas por um tratador ou pelo responável da exposição.
Fotos de Elsa Furtado