Este fim de semana, a “aldeia mais portuguesa de Portugal” veste-se a rigor e retorna aos seus tempos de Vila Templária. É a Festa da Divina Santa Cruz, em Monsanto, que propõe para os dias 2 e 3 de maio uma viagem no tempo, com muita história e tradição.
A partir das 14h30, deste sábado, torneios de armas a cavalo, recriações históricas, saltimbancos, trovas e danças populares, assalto ao castelo, malabares de fogo, mercado medieval, cortejos pelas ruas do burgo, jogos e tasquinhas, são algumas das propostas para os visitantes.
Nesta que é considerada como uma das melhores Feiras Medievais do país, não podia faltar uma Ceia Medieval, que será realizada hoje às 20h00 e onde marcará presença D. Afonso Henriques. Em ambiente de festa, não faltará o vinho e as febras na brasa e a animação do arraial, danças medievais e falcoaria.
A enriquecer esta viagem medieval estão os festejos tradicionais da população local, em homenagem à heroica resistência no cerco ao Castelo, uma excelente oportunidade para descobrir ou revisitar os seus usos, costumes e tradições.
No domingo, destacamos o passeio que será realizado às 8h30 por Monsanto e Idanha-a-Velha, as duas aldeias históricas do Concelho de Idanha-a-Nova.
A Festa da Divina Santa Cruz é organizada pelo Município de Idanha-a-Nova e pela União das Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha.
Texto de Marta Plácido