Um vírus, uma ideia ou um sentimento têm em comum a capacidade de serem transmitidos por contágio. É sobre esta dinâmica que se debruça Viral, a exposição interativa criada pelo Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva em consórcio com os centros de ciência Heureka (Helsínquia) e La Cité des Sciences et de l’Industrie (Paris).
Os visitantes podem explorar a noção de “contágio” em contextos de fenómenos de biologia, epidemiologia e saúde pública, a ciência das redes, psicologia e as ciências sociais. E sempre com a possibilidade de testar conhecimentos, à medida que somam novos conhecimentos.
Há desafios para descobrir como se controla uma gripe, mas também a possibilidade de contagiar uma multidão com uma dança. A facilidade com que nos deixamos contagiar pelo riso, ou absorvemos estado de espírito, é aqui tratada com o mesmo destaque com que se controlam doenças. Porque todos fazemos parte do processo.
A exposição é adequada a todos os membros da família e pode-se traduzir num momento muito divertido, que concilia saber com diversão. É também uma exposição acessível a públicos com necessidades especiais.
A exposição Viral pode ser visitada no Pavilhão do Conhecimento até setembro de 2016, de terça a sexta feira entre as 10h00 e as 18h00 e aos sábados , domingos e feriados das 11h00 às 19h00.
A entrada, com a acesso a todas as exposições custa 9 euros (adulto), 5 euros para crianças dos 3 aos 6 anos e 6 euros para jovens entre os 7 e os 17 anos.