A Paixão Segundo G.H é um romance-enigma na primeira pessoa da autoria de Clarice Lispector, escritora brasileira cuja infância foi passada no Recife. Nascida em 1920 na Ucrânia viria a falecer no Rio de Janeiro a 9 de dezembro de 1977. Esta obra foi publicada em 1964 sendo agora transposta para uma peça artística da Vista Alegre, numa criação da designer e artista, Mariana Valente, neta da escritora homenageada.
A peça agora apresentada representa três principais momentos do estado emocional de G.H. Na composição a preto e branco representa os elementos do dia-a-dia e a maquinaria que simboliza a sensação da existência mecanizada. O segundo momento representa uma fase de transição onde a colagem ganha cor, no último momento a personagem sustenta o caracter primitivo e possível da sua humanidade. No interior da peça, um espelho e a frase “desamparada, te entrego tudo-para que faças disso uma coisa alegre”, leva ao encontro da personagem com o seu reflexo.
Esta edição especial de A Paixão Segundo G.H. é a sexta peça da Coleção 1+1=1 da Vista Alegre, que representa o conceito de um autor + um artista = uma peça, vem acompanhada de uma edição especial do livro A Paixão Segundo G.H. da autoria de Clarice Lispector, e está à venda por 250 euros em todas as lojas da marca e na loja online.
Reportagem de Teresa Leal (Texto e Fotos)