Sábado, 13 de fevereiro, marca o arranque de mais uma edição do Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa – Play, para espetadores de 1 aos 13 anos.
Este ano na sua 3ª edição, o festival vai decorrer até dia 21 de fevereiro, com sessões no Cinema São Jorge e na Cinemateca Júnior, e uma programação de cerca de 100 filmes, que inclui curtas, médias e longas metragens, com sessões dedicadas às escolas durante a semana e, aos fins de semana, ao público em geral. Depois de dia 21, o festival torna-se itinerante, seguindo para outros pontos do país.
O programa inclui ainda ateliers (a decorrer no Cinema São Jorge e na Cinemateca Júnior no Palácio Foz – Praça dos Restauradores), encontros com profissionais, workshops e apresentações.
A programação volta a estar organizada por idades: 1-2 anos (sessões de 15 minutos), 3-5 anos, 6-9 anos e 10-13 anos, e por temas: “Amigos”, “Ser Diferente”, “Pelo mundo fora”, “Histórias de animais”, “Histórias da cidade”, entre outros, que vão ao encontro dos diferentes interesses de cada criança.
Entre a programação deste ano, destaque para dia 20 de fevereiro, às 17h00, altura em que vai decorrer uma sessão de cinema do filme O Balão Vermelho, de 1956, realizado por Albert Lamorisse, com música original ao vivo por Rita Redshoes.
Destaque também para a presença de Joana Toste, criadora de animações e fundadora da produtora Gomtch Gomtch, que será convidada especial do festival e acompanhará a projecção dos seus dois filmes, que integram a programação do Festival.
De realçar ainda, a imagem oficial desta edição do festival, da autoria da ilustradora polaca Tina Siuda, e os seus cinemals.
Texto de Elsa Furtado