De 11 de julho a 1 de agosto de 2024, o Festival ao Largo está de volta ao Largo de São Carlos, em Lisboa, para a sua 16ª edição, com programação da Companhia Nacional de Bailado, do Teatro Nacional de São Carlos e convidados e dos Estúdios Victor Córdon, com entrada livre.
A direção artística desta edição fica a cargo de Carlos Prado (da Companhia Nacional de Bailado), Ivan van Kalmthout (do Teatro Nacional de São Carlos) e Rui Lopes Graça (dos Estúdios Victor Córdon).
O Festival ao Largo “mantém o espírito de partilha e de uma cultura acessível e gratuita a todos. Aos espetáculos e concertos, vem juntar-se ateliers para crianças e famílias dedicados à exploração da dança e da música”.
O festival arranca com a Sinfonia dos Salmos, de Vasco Wellenkamp, com música de Igor Stravinski, que vai poder ser visto a 11, 12 e 13 de julho, a 22h00.
A 14 de julho, pelas 21h30, é possível assistir à La Traviata de Verdi, no Ciclo as Noites de Verdi, com direcção musical de Renato Palumbo e encenação de David McVicar; no dia 21 é a vez da ópera Il Trovatore, com direcção musical de Maurizio Benini e encenação de Francisco Negrín. No dia 28, às 21h30, é projectada a ópera Nabucco, com direção musical de Nicola Luisotti e encenação de Andreas Homoki.
Nos dias 16 e 17 de julho, pelas 21h30, é a vez da Orquestra Gulbenkian apresentar o concerto de Joly a Ravel.
De 19 a 20 de julho, às 21h30, é a vez da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, apresentar Jovens Talentos.
Nos dias 23 e 24 de julho, às 21h30, tem lugar o concerto de Músicas no Mundo, pelo Ketuk Quartet e Batucadeiras das Olaias.
Nos dias 26 e 27 de julho, às 21h30, é apresentada a ópera Cavalleria Rusticana, pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos.
E finalmente a 31 de julho e 1 de agosto, às 22h00, tem lugar o espetáculo de dança Território VII, pelos Estúdios Victor Córdon, por jovens bailarinos.
A programação completa pode ser vista aqui.