1ª Edição Do Festival Internacional De Cinema De Guimarães Arranca Hoje

Guimarães Cinema Som – Ouvir uma Paixão é o mote da 1ª edição do Festival Internacional de Cinema de Guimarães, que arranca hoje e decorre até dia 15 de outubro.

O festival vai decorrer no Centro Cultural de Vila Flor e na Plataforma das Artes e Criatividade, em Guimarães, e foca-se no tratamento artístico do som o seu aspeto fulcral e diferenciador. A programação está dividida entre mostra de filmes não competitiva, oferta formativa, secção de filmes internacionais em competição, manhãs de cinema, propostas de filmes mudos acompanhados de música ao vivo, mostras de filmes com grandes bandas sonoras e exibição de curtas de autores vimaranenses.

Nesta primeira edição, o festival homenageia o cineasta Rob Rombout, através da Retrospectiva Rob Rombout, cujo último filme – On the Track of Robert Van Gulik foi escolhido para dar o arranque do certame, pelas 21h45, e que inclui 16 filmes seus (alguns apresentados pela primeira vez entre nós).

A competição internacional apresenta curtas-metragens, cujos prémios serão atribuídos por um júri internacional, havendo lugar a prémios atribuídos pelos espetadores: Prémio Guimarães Júnior e Prémio do Público.

Tendo o som como destaque, aliam-se às exibições momentos musicais ao som da Orquestra de Guimarães, da Orquestra do Norte, e a Academia Valentim Moreira de Sá como: “Molduras Sonoras” para um filme de Chaplin; ilustração musical de um filme de Hitchcock, com o pianista Renato Diz e o contrabaixista Sérgio Tavares, bem como a presença do pianista Filipe Raposo ao longo de várias sessões de cinema mudo.

Em paralelo vão ter lugar seminários e master classes orientados por Rob Rombout, António de Sousa Dias, Sérgio Dias Branco e Daniel Moreira são a oferta formativa do Festival.

De referir ainda uma programação destinada aos mais jovens com sessões específicas para as escolas de Guimarães.

O preço para todas as sessões é de 3,50 euros, excetuando as sessões das 21h45 dos dias 9, 13 e 15 de outubro no Grande Auditório cujo preço é de 10 euros. O passe de 10 sessões, a decorrer no Pequeno Auditório e no Black Box custa 30 euros e o passe de 5 sessões de curtas 10 euros, e podem ser adquiridos no local.

O festival é uma iniciativa da Produtora Papaveronoir com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e do Centro Cultural Vila Flor.

 

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorOs Deolinda Regressam Aos Coliseus Em 2017
Próximo artigoElena De Avalor A Nova Princesa Disney Chega Agora A Portugal

Leave a Reply