A cineasta norte-americana Kelly Reichardt é presença em destaque do 22º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que decorre entre 5 e 13 de julho em Vila do Conde e que este ano dá também destaque ao futebol.
Num total de 224 filmes, 63 dos quais portugueses, 76 sessões de cinema e cinco concertos, em ano de Campeonato do Mundo o festival programou o “Fora de Jogo!”, com sessões de curtas e longas-metragens (com cineastas como Jacques Tati, Corneliu Porumboiu e Miguel Gomes) e filmes-concerto com dois espetáculos subordinados ao futebol, em que “Vítor Rua e Chris Cutler interpretam musicalmente imagens produzidas por Edgar Pêra; e os Sensible Soccers atuam sobre imagens de arquivo colecionadas por Pedro Maia”.
No âmbito desportivo vai ser apresenta a exposição Sport Grounds and Stadiums, do fotógrafo austríaco Josef Dabernig.
O programa do festival inclui também a retrospetiva In Focus da americana Kelly Reichardt, exibindo todas as longas-metragens da cineasta, como o inicial River of Grass (1994), até ao seu último e aclamado filme, Night Moves (2013), em ante-estreia nacional.
As competições incluem filmes internacionais, nacionais, experimental, vídeos musicais (este ano de regresso num novo formato), Curtinhas (para os mais novos), e Take One! (filmes de escola).
Este ano Filho da Mãe e Jibóia vão fazer a banda sonora do clássico In The Land of the Headhunters (1914), de Edward S. Curtis e os Peixe: Avião Ménilmontant (1924), de Dimitri Kirsanoff.
O programa inclui ainda as habituais Panorama – Português e Europeu.
Texto de Catarina Delduque