O Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal regressa a Setúbal entre os dias 21 e 30 de setembro e mantém a programação de excelência à qual já habituou os seus espetadores, dando destaque este ano a filmes maioritariamente europeus.
Serão exibidos cento e oitenta filmes no Auditório Municipal Charlot e no recém-renovado Fórum Municipal Luísa Todi ao qual este festival regressa. De destacar neste Fórum, a mostra de Thriller Europeu, tendo sido selecionadas catorze longas-metragens entre as quais Présumé Coupable, de Vincent Garenq, que é uma adaptação ao cinema da história verídica de Alain Marécaux que, em novembro de 2001, se viu implicado no Caso Outreau – um escândalo de pedofilia em França – e que apenas em Dezembro de 2005 é que conseguiu provar a sua inocência. Priest of Evil, do finlandês Olli Saarela, é um thriller policial em que Peter Franzen, ator bem conhecido do público do Festroia, encarna o papel de um detetive honesto que, após perder a filha em circunstâncias trágicas, desenvolve a obsessão de encontrar e matar o assassino.
Poder-se-á contar também com representantes de subgéneros do thriller tais como o policial, o psicológico, o terror e até a comédia.
Texto de Joana Resende