No V Centenário do nascimento do poeta Luís de Camoões, A Barraca apresenta Amor é Fogo Que Arde Sem Se Ver, a 6 de setembro na Festa do Avante, um espectáculo sobre a vida e obra de Luís Vaz de Camões, com dramaturgia e encenação de Hélder Mateus da Costa e a participação de Maria do Céu Guerra.
Este é um espectáculo poético que remete para a História sabendo que entre a Poesia a Verdade e a História há um belo mal entendido.
No mesmo local, mas a 8 de setembro, A Barraca apresenta De Mary Para Mary, a partir de Paloma Pedrero, Um diálogo feminista, político, pedagógico e cheio de ternura entre uma Mãe fora de série e a sua Bebé recém nascida. Mary Wollstonecraft, filosofa Iluminista, abolicionista, defensora dos ideais da Revolução Francesa – talvez a primeira “Bad-Feminist” – transmite à sua filha Mary Shelley, e a quem a estiver a ouvir, o seu manual de luta e sobrevivência.
Comovente, dramático, poético, político, pedagógico neste espectáculo Wollstonecraft diz à sua filha e a quantas mulheres e homens a escutarem: “não permitas nunca que te façam comer o pão amargo da dependência. Luta, luta para seres tu própria. E não temas nunca o que os outros possam pensar.”
O espetáculo será depois levado à cena em Penafiel, a 27 de setembro.