Home Teatro Teatro em Geral A Seita É A Nova Proposta De Teatro Imersivo Do Teatro Reflexo

A Seita É A Nova Proposta De Teatro Imersivo Do Teatro Reflexo

O Teatro Reflexo e o Projeto Casa Assombrada apresentam uma nova experiência de terror imersivo, da autoria de Michel Simeão – A Seita, com estreia marcada para 10 de maio, na Escola Profissional Agrícola D. Dinis – Paiã, em Odivelas.

“A Seita estreia um novo formato de terror psicológico, intrigante e profundo, que promete despertar os demónios que habitam no nosso íntimo, e testar ao máximo os limites emocionais e psicológicos do público”.

Em 2020, durante a pandemia, um grupo de adoradores do diabo ocupou um edifício isolado onde se encontram até aos dias de hoje. O convite para criar esta comunidade partiu de Helena, figura central de um culto satânico difundido nas redes sociais.
Mulheres e homens carregados de trauma e desespero, encontraram na mãe Helena a salvação: a garantia de um propósito maior em que ela seria a encarnação de satanás e eles o seu exército.
Ela prometeu-lhes o inferno em vez do céu e eles foram ao seu encontro. No entanto, para concluir a cerimónia de ascensão de Lúcifer falta-lhes um elemento-chave – a filha de Helena por quem aguardam há 4 anos.
Helena desperta com um grito. É a certeza de que a sua filha chegou e que as portas do inferno se vão finalmente abrir.

O elenco é composto por Francisco Beatriz, Marco Augusto, Margarida Moreira, Maria Camões, Marta Neto, Michel Simeão, Miguel Mateus, Mónica Pedroto, Ricardo Denzel e Rita Ruaz.

Neste novo formato imersivo, o público é convidado para um frente a frente com os seus próprios fantasmas e demónios, numa viagem de emoções fortes com personagens de uma verdade, crueza e bizarria esmagadoras. “A inovação passa por dar protagonismo à linguagem oral e cinematográfica, ao texto, às personagens e à interpretação dos atores. As personagens conversam entre si e com o público, provocando-o emocionalmente com perguntas que requerem respostas urgentes e, sobretudo, honestas. A beleza está no grotesco que nos é atirado à cara e que empurra o espetador para fora da sua zona de conforto”, sublinha o autor Michel Simeão.

 

A acção decorre em 8 espaços diferentes em simultâneo na Escola Profissional Agrícola D. Dinis, com incontáveis combinações, pontos de vista e percursos – este projeto permite a dinamização cultural de um espaço de interesse público que data de 1902 e contribui para a formação pessoal e cultural dos mais jovens, envolvendo a comunidade escolar na montagem e criação artística.

 

O público pode deslocar-se livremente entre os diferentes cenários e seguir as personagens que quiser, mergulhando no espaço de cena. Trata-se de uma experiência completa, indicada para espetadores mais participativos que ambicionem fazer parte da narrativa, assim como para espetadores reservados que prefiram testemunhar o terror em primeira mão sem participarem na ação. Cabe a cada um escolher até onde quer ir e se quer responder ao desafio.

 

“Tal como na vida não é possível ver e viver todas as coisas ao mesmo tempo e isso obriga-nos a fazer escolhas. Podemos escolher entrar ou sair, abraçar ou rejeitar, estar na bancada ou ir para arena, e esta liberdade é o combustível para uma experiência única e cheia de adrenalina. Cada pessoa que entrar nesta dimensão irá garantidamente viver uma experiência única e irrepetível que será só sua e que levará para vida. A Seita é muito mais do que um espetáculo apenas para fãs de terror. É uma experiência para todos, porque diz respeito a todos”, destaca Michel Simeão.

Estão previstas três sessões por noite, às 20h00, 21h30 e 23h00, em todos os fins de semana, a começar já nos dias 10 e 11 de maio, terminando nos dias 12 e 13 de julho.

Os bilhetes custam 23 euros por pessoa, e estão disponíveis nos locais habituais e online.

SEM COMENTÁRIOS

Leave a ReplyCancel reply

Exit mobile version