40 artistas de várias gerações do Fado vão passar pelo Museu do Fado (com dois espaços), Palco Caixa, Pavilhão Arena (onde ensaia a Marcha de Alfama), Sociedade Boa União, Clube Sportivo Adicense, Igreja de São Miguel, Igreja de Santo Estevão, Centro Cultural Dr. Magalhães Lima e pelo Largo das Alcaçarias, durante dois dias, para concertos muito especiais.
As Casas de Fado do bairro estão convidadas a juntarem-se à iniciativa, com menús e programação própria.
Aquando a apresentação do festival na Parreirinha de Alfama (fundada por Argentina Santos), Luís Montez (da Música na Coração) revelou que, “ O festival arranca no dia 20 de setembro pelas 20h00, com a Marcha de Alfama e o seu Cavalinho ( vencedores das marchas de Lisboa de 2013), numa iniciativa única”, começando depois os concertos, nos diversos locais, em simultâneo, havendo apenas um pequeno desfasamento no início de cada um.
Nesta primeira edição da iniciativa o público alvo são os lisboetas e os portugueses, mas haverá também contacto com hotéis e agências de viagens. Para este festival foi criado um bilhete único, à venda nos locais habituais e no Museu do Fado por 35 euros.
O bilhete deverá ser trocado por uma pulseira a partir do dia 20 de manhã, na recepção do Museu do Fado. Vai ser entregue com cada bilhete um mapa com todos os recintos do festival, que estará também online para possibilitar a cada festivaleiro a elaboração prévia do seu próprio programa, atendendo à lotação de cada espaço.
A organização prevê uma afluência de cerca de 5000 espetadores por dia de Festival, e espera contar com estacionamentos de apoio na zona junto ao rio.