A convite das Caves Aliança, o C&H foi até Sangalhos, na Anadia, e conheceu o Aliança Underground Museum. Com 1.500 metros quadrados de área subterrânea, tem patentes sete exposições de arte, que estão distribuídas ao longo dos túneis das caves, onde há mais de 70 anos apenas repousavam vinhos, aguardente e espumante da Aliança-Vinhos de Portugal, empresa actualmente do grupo Bacalhôa.
Foi em Abril que as caves abriram ao público como museu, uma obra que resulta da irreverência de Joe Berardo, o seu único investidor. Um espaço museológico, sonhado pelo empresário quando visitou as caves pela primeira vez, que terá no seu acervo obras de arte africana, minerais e pedras preciosas, entre outras peças. Parte do espólio é proveniente do antigo hotel Estoril Sol, entretanto demolido.
Com cinco visitas guiadas por dia, de carácter gratuito, os visitantes têm a oportunidade de passear por entre pipas e ver uma colecção de arte etnográfica africana ou observar o estágio do vinho ao lado de peças de arte da colecção de Joe Berardo e que estavam em armazéns ou emprestadas para exposições.
Segundo Luciana Sardo, Relações Públicas do Aliança Underground Museum, na colecção arqueológica, o museu apresenta um conjunto de figuras em terracota com cerca de 1500 anos, provenientes da antiga cultura Bura-Asinda-Sika, do Níger (África).
Outra ala da exposição remete para a Cerâmica das Caldas da Rainha, concretamente para peças “raras e originais dos chamados período arcaico ao pós-bordaliano”, que inclui cerâmica tradicional do século XX produzida por Rafael Bordalo Pinheiro e Manuel Cipriano Gomes.
O logótipo do Aliança Undergroud Museum remete para a imagem de marca do metropolitano de Londres, o círculo vermelho atravessado por uma faixa azul com o termo Underground, comparando-o aos 7500 metros quadrados dos túneis subterrâneos das Caves Aliança onde o museu está instalado. “Somos caves e temos o símbolo do Metro de Londres.