O primeiro espetáculo multimédia – Arte no Jardim: Monet & Klimt desenvolvido para o Museu Alberto Sampaio, em Guimarães, com assinatura do atelier criativo OCUBO, pode ser visto pelo público a partir de 30 de junho.
O espetáculo Arte no Jardim: Monet & Klimt, de luz, música, arte e poesia, inicia-se com uma homenagem a Claude Monet e ao seu adorado Jardim de Giverny, com esculturas florais gigantes a iluminarem-se ao som de Chopin, e acompanhando a declamação do poema “Quando vier a Primavera”, de Alberto Caeiro. Após este momento, a fachada do Museu transforma-se numa tela gigante, com cada detalhe da arquitetura do edifício a dar vida a uma reinterpretação artística do legado impressionista de Claude Monet.
De seguida, terá lugar um tributo original à intimidade e arte romântica de Gustav Klimt e à sua “Árvore da Vida”. Ao som de Ludovico Einaudi, as árvores do jardim iluminam-se, enquanto é declamado um excerto do texto do livro Húmus de Raul Brandão, referência cultural incontornável da cidade de Guimarães, seguindo-se depois uma viagem pelas obras e pela vida do pintor austríaco, tendo como fio condutor a sua pintura mais emblemática: O Beijo. Os momentos de declamação terão a voz dos atores vimaranenses Inês Lago e João Ventura.
O espetáculo multimedia pode ser visitada de 30 de junho a 17 de setembro, entre as 21h30 e as 23h00.
Os bilhetes custam 9 euros, para o público em geral e 8 euros, para residentes da cidade, com entrada gratuita para crianças até aos 5 anos.