O arranque é no dia 1 de junho, com Leo Bassi, ator e encenador do espetáculo Os P.I.G.S em festa, que vai ter lugar, às 19h30 no Martim Moniz e no Rossio. Trata-se de um Teatro de Rua que aborda a situação dos países em crise de forma diferente e divertida.
Depois, ao longo do mês, a música, a literatura, o cinema, exposições, eventos comemorativos e atividades ao ar livre vão invadir a cidade. De destacar desde sempre as Marchas Populares que chegam este ano à sua 81.ª edição e que têm como tema os Quinhentos Anos do Encontro Cultural Portugal/China, o quinto centenário da construção do Bairro Alto e o 125.º aniversário de Fernando Pessoa. Este ano irão encerrar as Festas com um desfile no Parque das Nações. Mantendo-se a tradição, contar-se-á com os habituais Arraiais Populares e com os Casamentos de Santo António.
Em destaque também alguns projetos como o Teatro das Compras, que faz das lojas tradicionais da baixa lisboeta o cenário para contar histórias tendo como base os textos do escritor José Luís Peixoto; também o festival Com’Paço, que proporciona concertos ao ar livre de Bandas Filarmónicas de todo o país; a exposição Uma Sardinha é Tudo, patente na Fundação Millenium BCP e que comemora o 10º da Sardinha como sendo ícone das Festas de Lisboa.
Também o Festival Lisboa Mistura, com curadoria de Carlos Martins, Kalaf Ângelo, Vítor Belanciano, Carlos Seixas e Risto Nieminen, projeto multidisciplinar e intercultural que se desenvolve em espaços como o Castelo de São Jorge e o Martim Moniz, se junta às festividades
O Fado marca a sua presença através do projeto Lisboa Loves Fado, com concertos de Fado e visitas guiadas a monumentos emblemáticos da cidade, sendo de destacar o concerto de comemoração dos cinquenta anos de carreira de Carlos do Carmo, no Mosteiro dos Jerónimos, e volta a marcar presença na iniciativa Fado no Elétrico.
A encerrar as Festas de Lisboa vão estar os Moonspell e alguns convidados especiais como o grupo Ignis Fatuus Luna, a música popular e erudita de Beatriz Nunes, Carlos Maria Trindade e Pedro Ayres de Magalhães dos Madredeus, a voz de Anneke van Giersbergen, entre outros, num concerto muito especial.
Paralelamente, os arraiais, o cheiro das sardinhas e dos manjericos vão também invadir e perfumar a cidade.
Texto de Joana Resende Foto da Marcha do Alto Pina (vencedora em 2012) de Francisco Padrão Mota