Que a vida de Fernando Pessoa não foi um mar de rosas todos sabemos. No livro As Flores do Mal- absinto, ópio, tabaco e outros fumos, esta verdade é aprofundada levando-nos a descer ao seu mundo de vícios e drogas.
“Pouco nos interessa saber se Fernando Pessoa se embebedava, afundava no ópio ou se espetou alguma agulha morfinómana no delicado braço. Neste livro o que conta é a forma como os vícios, as drogas americanas que entontecem, lhe iluminam a escrita. Este é um livro de vícios: pessoal e íntimo”.
Nesta obra, que é uma edição única, com capa de madeira, reúne-se pela primeira vez, num só livro, os textos de Fernando Pessoa & heterónimos sobre os seus vícios. O livro inclui ainda 51 fotografias originais a preto e branco de Pedro Norton.
Trata-se de uma edição com capa de madeira e em grande formato (24 cm x 24 cm),de 1.500 exemplares numerados, havendo já a garantia de que este livro não será reimpresso. O livro apresenta 32 textos e 51 fotografias numa edição de materiais de grande qualidade. É composto por 156 páginas do miolo em papel Gradapat com uma densidade de 160 g, intercaladas com 5 separadores em papel Pop’set de 240 g .
O Livro, o primeiro em Portugal com capa de madeira, é uma edição Guerra e Paz e está à venda por 55 euros.
Texto de Teresa Leal