O Coliseu do Porto recebe a 13 de fevereiro de 2025 a apresentação do bailado clássico Dom Quixote, pelo Ballet de Kiev. A companhia ucraniana, fundada em 2017, promete encantar o público portuense com uma produção baseada na obra literária de Miguel de Cervantes.
O bailado, que teve a sua estreia mundial há 155 anos no Teatro Bolshoi de Moscovo, é uma das mais célebres criações do coreógrafo Marius Petipa, com música composta por Ludwig Minkus.
“Dom Quixote destaca-se pelo seu vigor, humor e pelas exigentes coreografias que evidenciam a virtuosidade dos bailarinos. A adaptação do Ballet de Kiev não só preserva a essência da obra original como também a eleva, oferecendo ao público uma experiência imersiva que entrelaça a realidade com o imaginário”.
A estória, inspirada no romance de Cervantes, narra as aventuras do cavaleiro Dom Quixote e do seu fiel escudeiro, Sancho Pança. No entanto, nesta versão adaptada para a dança clássica, a trama centra-se na personagem Kitri, uma jovem virtuosa que se apaixona por Basílio, um humilde barbeiro. Através da ajuda de Dom Quixote e Sancho Pança, o casal enfrenta e supera os obstáculos que se interpõem no seu caminho, celebrando o amor que os une.
Desde a sua fundação, o Ballet de Kiev, criado pelo bailarino Victor Ishchuk, tem conquistado os principais palcos internacionais, acumulando mais de 600 atuações em diversos países, incluindo Portugal, onde já se apresentaram sempre com lotações esgotadas. A estreia no Porto, em fevereiro de 2025, marca mais um capítulo na história da companhia.
Os bilhetes para Dom Quixote já estão disponíveis para venda através nos locais habituais, online e no local, e custam entre os 20 e 37,50 euros.