Andanças já arrancou em Castelo de Vide

andancasDecorre até 25 de agosto mais uma edição do Andanças. Este ano, o festival mudou-se de armas e bagagens do centro do país para o sul, mais exatamente para a Barragem de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide.

Subordinado ao tema Descoberta, o Andanças volta a convidar ao convívio com a natureza e com inúmeras formas culturais, que vão desde os bailes populares com raízes em Portugal e no resto do mundo, ao cinema, passando por espetáculos de teatro, circo e dança.

O festival apresenta seis palcos de bailes, oficinas de dança e oficinas de aquecimento e  relaxamento  (Palco Socalcos, Palco Mimosas, Palco Menires, Palco Carvalhos, Palco Recanto) com programação contínua e em simultâneo entre as 9h30 e as 4h15; dois Palcos de concertos (Palco X e Palco Flutuante), um espaço  dedicado  aos  projetos  emergentes  e  espetáculos  de  maior  experimentação  artística (anfiteatro), uma zona dedicada a  crianças  e  famílias  com  programação  especializada  em  dois  espaços  em simultâneo – concertos,  oficinas  de  dança,  oficinas  de  aquecimento  /  relaxamento,  bailes, teatro, circo, contos, oficinas de instrumentos, … – este espaço abrange ainda o Espaço Bebé,  onde  as  crianças  mais  pequenas  fazem  as  suas  sestas  e  onde  existe  também programação específica (concertos de embalar e concertos para bebés); um espaço  para  a  experimentação  e  improvisação  musical para  músicos  e  não  músicos aprenderem e partilharem conhecimentos(Espaço Fónix ? coordenado pela associação Lud in); um espaço para contos, música e histórias à fogueira (Espaço Fogueira); um espaço para cinema (Espaço Cinema); um espaço para conversas, tertúlias, debates, reflexão (Bosque das Palavras); duas zonas para oficinas criativas, oficinas de instrumentos e oficinas de bioconstrução (Regatos); um espaço para oficinas gastronómicas(Forno) e uma zona para o convívio, onde acontecem também espetáculos de animação de rua, circo, teatro, instalações artísticas e cantares locais

Como vem sendo hábito, o festival convida ainda à participação em centenas de oficinas, que abordam mais de meia centena de danças, relaxamento, artes criativas e manualidades. Organizado uma vez mais pela PédeXumbo, o Andanças promove ainda a interação entre participantes – esperam-se cerca de 30 mil – e o parque natural onde está a decorrer. Um bom banho na barragem é, pois, um programa a ter conta.

O bilhete diário custa 25 euros e os passes variam entre os 40 euros (2 dias) e os 96 euros (para os 6 dias que restam. Os residentes no distrito de Portalegre têm direito a desconto e as crianças até aos 13 anos não pagam.

Texto de Alexandra Gil

 

Artigo anteriorPaixão pelo Vinho organiza Douro Sunset Wine Party
Próximo artigoMariano Torres apresenta Pasión Taurina em Reguengos de Monsaraz

Leave a Reply