Dom Quixote Reedita Os Memoráveis De Lídia Jorge

A edição comemorativa de um dos romances mais emblemáticos do 25 de Abril – Os Memoráveis de Lídia Jorge, está já disponível nas livrarias.

Em 2004, Ana Maria Machado, repórter portuguesa em Washington, é convidada a fazer um documentário sobre a Revolução de 1974, considerada pelo embaixador americano à época em Lisboa como um raro momento da História. Aceitado o trabalho, regressa, contrata dois antigos colegas, e os três jovens visitam e entrevistam vários intervenientes e testemunhas do golpe de Estado, revisitando os mitos da Revolução. Um percurso que permite surpreender o efeito da passagem do tempo não só sobre esses “heróis”, como também sobre a sociedade portuguesa, na sua grandeza e nas suas misérias. Transfiguradas, como se fossem figuras sobreviventes de um tempo já inalcançável, as personagens de Os Memoráveis tentam recriar o que foi a ilusão revolucionária, a desilusão de muitos dos participantes e o árduo caminho para uma Democracia.

Paralela a esta acção decorre uma outra, pessoal e íntima: a história do pai da protagonista, António Machado, que retrata em privado o destino que se abate sobre todos os outros. Todos vivem na Democracia, uma espécie de lugar de exílio. Mas um dia, todas as misérias serão esquecidas, quando se relatar o tempo dos memoráveis.

Estamos perante um romance que ultrapassa em muito a invocação de um acontecimento histórico, a revolução democrática portuguesa de 1974, já que se trata de uma reflexão atual sobre a liberdade, a resistência e a esperança.

Guilherme d’Oliveira Martins in Prefácio

Publicado em março de 2014, Os Memoráveis tornou-se desde então um texto literário emblemático da Revolução dos Cravos. “É por isso que a Dom Quixote publica esta edição especial, no momento em que se completam dez anos da sua publicação e se comemoram os 50 anos do 25 de Abril”.

Como se tivesse sido escrito hoje mesmo, em Os Memoráveis, Lídia Jorge convoca dados que o imaginário vai tecendo à medida que o tempo passa, e reunindo-os inaugura uma mitologia imaginativa poderosa sobre a nossa revolução, sem nunca, no entanto, deformar os dados objectivos, como salientou o historiador Yves Léonard.

Trata-se, assim, de um livro nuclear para se compreender o nosso passado recente e nos preparar para o futuro, enquanto colectivo alargado que só se vê ao espelho verdadeiramente quando se avista a si mesmo transfigurado em invenção. Esse é o poder dos grandes textos literários.

Objecto de várias reedições e traduções para o estrangeiro, Os Memoráveis obteve o Prémio Urbano Tavares Rodrigues na sua edição de 2015.

Esta edição já se encontra disponível nas livrarias, pelo preço de 21 euros.

Autor:Texto de Ana Filipa Corrreia
Artigo anteriorFestival De Música Dos Capuchos Celebra A Liberdade E Os Valores Do 25 De Abril
Próximo artigoO 25 De Abril Nunca Aconteceu Sobe À Cena No Teatro Carlos Alberto

Leave a Reply