Novos penteados e roupas inovadoras juntam-se a uma produção com mais de sete tons de pele e vinte e duas cores de olhos presentes em trinta e três novas bonecas.
Anunciada no dia 28 de Janeiro, a linha Barbie® Fashionistas® 2016 corresponde a uma modernização elegante da boneca visível na capa da revista TIME. Nesta, a Barbie aparece de perfil e com uma figura diferente da tradicional – “Agora podemos parar de falar do meu corpo?” é a pergunta do título de publicação que consegue tudo menos isso.
Se a Barbie era criticada pelos padrões estéticos que promovia nas crianças, temos agora uma boneca mais abrangente que nunca – a imaginação tem mais cor, a perfeição não tem uma forma específica e a beleza está na diversidade!
A Barbie segue agora uma evolução natural de adaptação ao mercado, onde as gerações mais novas idolatram estrelas mais curvilíneas – como a Beyoncé – numa tentativa de reaproximação com o público e recuperação de influência a ela associada.
Segundo a marca Mattel, esta foi uma aventura que começou a ser pensada há dois anos com o objectivo de dar a “todas as meninas do mundo” outras formas de “representar as suas histórias e de despertar a sua imaginação” através da boneca mais famosa do mundo.
A marca já tinha dado pistas de que algo estava para mudar aquando do lançamento do flashmob no ano passado com novos modelos, e mudou mesmo! Culturalmente evoluída, a Barbie consegue representar um leque variado de “mulheres” no mundo! O início de uma fuga aos estereótipos habituais numa linha mais próxima à realidade feminina.
Disponível em Portugal já no mês de março, a boneca mais famosa do mundo promete continuar a dar que falar. Fica apenas uma pergunta no ar: Estará uma nova linha do Ken para chegar?
Texto de Joana Alves Agostinho
Nunca gostei do facto da Mattel excluir dessa forma as diferentes culturas não presentes no seu país de origem. Felizmente fizeram uma boa adaptação no seu produto “estrela” e esperamos que assim continue para a sua restante linha de produtos. Sempre fui um grande fascinado pelo marketing desta marca e cada vez fico mais impressionado pelas suas opções estratégicas neste mercado difícil.