Biblioteca Municipal de Sines Apresenta Exposição Sobre Aristides de Sousa Mendes

aristides sousa mendesA Biblioteca Municipal de Sines relembra desde 2010 o Dia em Memória das Vítimas do Holocausto, que se assinala a 27 de janeiro, este ano não foi excepção e apresenta uma exposição dedicada à figura de Aristides de Sousa Mendes.

A mostra, dedicada à vida de Aristides de Sousa Mendes, é produzida pela Câmara Municipal de Sines e conta com o apoio da Sousa Mendes Foundation, do Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes e de Inês Faro, jornalista e coargumentista do site Os Nove Dias de Sousa Mendes, pretende manter viva a aprendizagem fruto do estudo do Holocausto e tentar procurar lições de entrega, superação e humanismo.

Aristides de Sousa Mendes foi um diplomata português que, contra os ditames de Salazar, quebrou as regras que lhe foram impostas e assinou milhares de vistos que permitiram, a outros tantos milhares de pessoas, fugirem aos horrores da II Guerra Mundial. O ato custou-lhe a carreira e, em consequência, um final de vida de grandes carências. Mas, a justeza do seu ato foi, é e será reconhecida por muitos.

A exposição pode ser vista até 13 de fevereiro, de terça a sexta-feira das 10h00 às 20h00 e ao sábado e segundas-feiras, das 14h00 às 20h00.

A biblioteca realiza visitas guiadas à exposição para a população escolar e uma palestra para alunos do secundário pela responsável pelo Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes – Arq.ª Luísa Pacheco Marques (em data a definir).

Os conteúdos da exposição, em português e inglês, ficarão disponíveis no site do Centro de Artes de Sines (www.centrodeartesdesines.pt) para utilização por todos os interessados.

Texto de Susana Sena Lopes

 

Artigo anteriorTransavia Tem Nova Imagem
Próximo artigoMuseu do Oriente Celebra Ano Novo Chinês

Leave a Reply