A Biblioteca Municipal de Sines relembra desde 2010 o Dia em Memória das Vítimas do Holocausto, que se assinala a 27 de janeiro, este ano não foi excepção e apresenta uma exposição dedicada à figura de Aristides de Sousa Mendes.
A mostra, dedicada à vida de Aristides de Sousa Mendes, é produzida pela Câmara Municipal de Sines e conta com o apoio da Sousa Mendes Foundation, do Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes e de Inês Faro, jornalista e coargumentista do site Os Nove Dias de Sousa Mendes, pretende manter viva a aprendizagem fruto do estudo do Holocausto e tentar procurar lições de entrega, superação e humanismo.
Aristides de Sousa Mendes foi um diplomata português que, contra os ditames de Salazar, quebrou as regras que lhe foram impostas e assinou milhares de vistos que permitiram, a outros tantos milhares de pessoas, fugirem aos horrores da II Guerra Mundial. O ato custou-lhe a carreira e, em consequência, um final de vida de grandes carências. Mas, a justeza do seu ato foi, é e será reconhecida por muitos.
A exposição pode ser vista até 13 de fevereiro, de terça a sexta-feira das 10h00 às 20h00 e ao sábado e segundas-feiras, das 14h00 às 20h00.
A biblioteca realiza visitas guiadas à exposição para a população escolar e uma palestra para alunos do secundário pela responsável pelo Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes – Arq.ª Luísa Pacheco Marques (em data a definir).
Os conteúdos da exposição, em português e inglês, ficarão disponíveis no site do Centro de Artes de Sines (www.centrodeartesdesines.pt) para utilização por todos os interessados.
Texto de Susana Sena Lopes