Os jovens universitários têm de formar equipas de quatro estudantes e adquirir um kit na CGD com quatro fitas. Cada kit custa 4 euros, valor que reverte a favor dos projectos sociais cotados na BVS. A equipa terá que submeter no Facebook o trabalho que realizou, em texto, imagem, vídeo ou música, para ser votado na rede social, nos quais deverá explicar a sua proposta para multiplicar o montante recebido. O júri são os utilizadores do Facebook.
Em dezembro vão ser apurados os dez projetos mais votadas, a quem depois vão ser atribuídos os 500 euros para porem em prática a sua ideia e multiplicar o montante, no prazo de um mês. A equipa que conseguir multiplicar mais o dinheiro será a vencedora e ganhará uma viagem a Barcelona. A equipa com mais votos no FB também ganhará um prémio.
Mas o que é a Bolsa de Valores Sociais? A BVS repudia os conceitos de uma bolsa de valores tradicional, em benefício de organizações sociais, observando estritos critérios de seleção para para serem “cotadas” na sua plataforma. Os projetos “cotados” são apresentados aos investidores sociais/doadores que ao adquirirem “ações sociais” (donativos) através da BVS, passam a acompanhar a utilização dos donativos através de relatórios de resultados e de impacto social. Os custos da BVS são integralmente suportados pela Euronext Lisbon, Fundação EDP, Fundação Calouste Gulbenkian (cofundadoras da BVS) e pela Caixa Geral de Depósitos (Banco Oficial da BVS).
A BVS é a segunda do mundo e a primeira da Europa, inspirada na BVS do Brasil para a BOVESPA (Bolsa de Valores do Brasil) é um projeto-piloto para as demais Bolsas de Valores da rede Euronext (Amesterdão, Bruxelas, Paris e Nova Iorque).
Para participar no desafio vá à página do Facebook do Up2YouChallenge – http://www.facebook.com/up2youchallenge?sk=app_154926924606540#!/up2youchallenge?sk=wall e registe-se.
Texto de Clara Inácio Fotos de FM para o C&H