Se é fã de chocolate, e especialmente chocolates belgas, e suspira quando vê as imagens das chocolatarias belgas na internet ou revistas, não precisa de suspirar mais, pois já pode saciar o seu gosto pelos suaves e deliciosos chocolates belgas da famosa marca Leonidas, agora em Lisboa.
Desde ontem, que a Capital passou a ter uma loja Leonidas – a primeira em Portugal. Instalada em plena Avenida Álvares Cabral (entre o Rato e a estrela), numa zona com muito movimento de alfacinhas, Ricardo Puga – responsável da marca em Portugal escolheu uma loja antiga, com uma bela fachada, classificada e que pretende captar a atenção dos apreciadores de chocolate e não só, e incentivar ao consumo da iguaria.
Aqui, o visitante vai poder encontrar mais de 80 variedades de chocolates, chocolate quente, frappés, cafés, bebidas de café e chocolate, gelados de chocolate, pastelaria com chocolate, crepes ou gaufres, para comer na loja ou levar para casa.
Os bombons são vendidos ao peso (independentemente da embalagem – à maneira belga) e custam 42 euros o quilo, e podem ir em sacos de plástico ou caixas, tradicionais ou decoradas, e depois nas famosas latas das casinhas ou alusivas à época.
Os bombons vendidos na loja são feitos artesanalmente na fábrica da Bélgica, de onde saem para todo o mundo, depois de entrarem na loja, cada bombom tem 49 dias de validade.
“Todos os bombons Leonidas são feitos com produtos naturais, 100% de manteiga de cacau, e frutos da melhor qualidade, como o cacau de São Tomé, as avelãs da Turquia, as amêndoas de Itália, cerejas de Périgord e nozes de Grenoble”, explicou aos jornalistas Ricardo Puga.
Entre os seus bombons mais famosos destaque para o Café Manon, Casanova, Délice, Petit Coeur, Ganache, Alexandre le Grand, Perles, , Les Coupes, Praliné (que é um bombom com recheio), entre muitos outros, de chocolate de leite, branco, preto e fruta. A oferta é reforçada em cada estação e épocas festivas, com bombons e chocolates especiais, como por exemplo no outono – com bombons com castanhas, pais natais e bonecos de neve e bolas de chocolate para por na árvore de natal.
A Leonidas é uma marca belga, com 102 anos, fundada pelo grego Leonidas Kestekides, que emigrou para os Estados Unidos em 1876, e depois se mudou para a Bélgica, em 1913 após se ter apaixonado por uma jovem belga. Em 1931 abriu a sua primeira loja em Bruxelas e deu assim início ao império que é hoje esta marca de chocolates.
Dia 7 de dezembro é a vez do Porto, no Mercado do Bom Sucesso receber uma Loja Leonidas e depois 38 outras se seguirão pelo país, revelou ainda o responsável.
Reportagem de Elsa Furtado (Texto e Fotos)